Mundotoku

HÁ DOIS ANOS PERDEMOS “MACHIKO SOGA”
Mundotoku00:07


Há exatos dois anos, o mundo dos tokusatus perdeu a atriz Machiko Soga (foto), que faleceu em sua residência aos 63 anos, vítima de câncer.



COMO ACONTECEU

A polícia recebeu um telefonema de um empregado de um antiquário do qual a atriz era proprietária, avisando que ela não havia ido ao trabalho. A polícia então foi até sua casa em Kunitachi e encontrou seu corpo, que fora examinado, revelando que ela havia morrido de uma doença e não foi socorrida porque vivia sozinha em sua casa.


MACHIKO SOGA: UMA ETERNA ATRIZ

Machiko nasceu em 18 de março de 1943, em Tokyo, e iniciou sua carreira em 1960 como dubladora, que significa seiyû, em japonês, num programa infantil da NHK. Em 1964, teve sua verdadeira estréia, num programa de marionetes chamado Chirorin-mura to Kurumi no Ki (A Vila Chirorin e o Pé de Noz). Em 1965 ela ficou bem conhecida fazendo a voz do fantasminha Q-Taro, do anime Obake no Q-Taro, dos mesmos autores de Doraemon (Fujiko Fujio). Um de seus últimos papéis em dublagem tinha sido a bolinha de baseball falante, Ballboy, em Seiun Kamen Machineman.
Seu primeiro personagem foi a vilã God Iguana na série Ai no Senshi Rainbowman (1975). Ainda em 1975, interpretou a bruxa boazinha Bellbara, na série 5-Nen 3-Kumi Mahou-gumi.
A Rainha Hedrian, em Denshi Sentai Denziman, de 1980 foi um grande personagem de destaque, tendo a personagem reaproveitada na série Sentai Sunvulcan no ano seguinte.
No Brasil, dois personagens ficaram bem conhecidos, a Rainha Pandora, de Spielvan, de 1986, e a Younin Kumo Gozen (Aracnin Morgana, na dublagem brasileira), em Jiraiya , de 1988, (foto à direita).
A projeção internacional veio com a vilã Rita Repulsa de Power Rangers, versão americana de Kyoryu Sentai Zyu Ranger, em 1993, cujo nome da vilã era Rainha Bandora. Detalhe: em Zyu Ranger, Machiko cantou o tema da vilã Rainha Bandora, a Rita Repulsa da versão americana.


Em 1986, Machiko Soga deu vida à
"Rainha Pandora" da série Spielvan.


Como a Rainha Bandora de Zyu Ranger, em 1992,
série que teve cenas aproveitadas para a primeira
temporada de Power Rangers em 1993.

Participou também outros tokusatus: no episódio 03 de Battle Fever J, em Gavan no episódio 21, Sharivan, episódio 22 e no episódio 30 de Maskman. Seu último papel na TV foi a feiticeira máxima de Magitopia, Magiel, aparecendo nos episódio 48 e 49, os dois últimos de Magiranger.
Seu último trabalho foi a vilã Ankoku Ginga Joou (Rainha da Galáxia das Trevas), do jogo Uchu Keiji Tamashii (The Space Sheriff Spirits), que será lançado no dia 25 de maio, para o console PlayStation2. Além de emprestar a voz ao personagem, Machiko também cantou a música tema da vilã, Ankoku Ginga Joou no Blues.

Em Magiranger, seu último trabalho na TV, Machiko Soga interpretou

a feiticeira máxima de Magitopia, "Magiel".



STELLA


Machiko (foto) fundou em 1991 a sua loja de antiguidades, Stella, no bairro de Kunitachi. A loja, que na verdade começou nos anos 80, a partir de uma galeria de quadros que mantinha no bairro de Harajuku, trabalha com várias especiarias, como perfumes, roupas, acessórios, fruto de suas andanças pelo mundo. Aguns dos mais interessantes eram os perfumes de fabricação própria, que ela batizava com os nomes de seus personagens mais conhecidos, como Bellbara, Hedrian e Pandora. A atriz normalmente estava presente em sua loja, sempre pronta para uma boa conversa com seus fãs. Na verdade, sua loja começou na década de 80, a partir de uma pequena galeria de quadros que ela mantinha no bairro de Harajuku, em Tokyo.



GALERIA DE PERSONAGENS DA ATRIZ "MACHIKO SOGA"







Homenagem do MundoToku à eterna atriz MACHIKO SOGA.

Outras matérias sobre a atriz, no Menu MundoToku.

Sobre a redação A redação do "MUNDOTOKU" apresenta a notícia dos heróis japoneses antigos, que marcaram a infância dos adultos de hoje, e dos heróis contemporâneos. Quem edita é um herói brasileiro que assina pelo nome de "Mundotoku". Todos os textos apresentados são escritos por nosso editor, sem plágio de outros blogs ou sites.