Mundotoku

FLASHMAN 30 ANOS
Mundotoku20:43

Por: MUNDOTOKU.


Um dia cinco crianças foram raptadas da Terra e levadas para os confins do Universo. E após 20 anos... Com a narração deste pequeno texto, há 30 anos estreava no Japão um dos maiores e mais populares Super Sentai da história do gênero: Comando Estelar Flashman (Choushinsei Flashman, original).

Flashman.
Após 20 anos, os cinco jovens retornam à Terra para lutarem contra o Império Mes, que ameaçava conquistar o planeta através das mutações sintetizadas do Dr. Keflen. O monstro Barabós foi a primeira experiência mutante de Mes, império liderado pelo Monarca La Deus que contava com, Gauss, Nefer, Wandar, Urk, Kirt, os soldados Zolors e o cientista, Dr. Keflen.

O monstro Meduzan  apareceu no segundo episódio para dar mais força aos monstros mutantes do Dr. Keflen, tornando-os gigantes. Mas os heróis surpreenderam o Império Mes com o Robô Flash King.

Os vilões no Cruzador Imperial Mes, Dr. Keflen e Barabos, e Medusan.  

Após várias tentativas fracassadas de eliminar os Flashman, surge o Caçador do Universo, Kaura, acompanhado dos Caçadores Espaciais. Na primeira batalha, Kaura derruba o Flash King, mas é surpreendido nos episódios seguintes com o aparecimento de Barak, que entregou aos cinco guerreiros o Titan Flash, caminhão gigante que se transformava no Robô Titan Jr. e Gran Titan.

A nave Star Condor, Titan Jr., Gran Titan e Flash King.

Barak tentou avisar aos Flashman que todos os seres criados no Planeta Flash tinham um ponto fraco. Mas ele morreu e o temível ponto fraco dos Flashman se tornou um mistério para os cinco guerreiros.

As tentativas do Dr. Keflen para destruir os Flashman aumentavam, criando além disso, uma rivalidade entre o Império Mes e Kaura, que ganhou o apoio de um companheiro do universo, o caçado Galdan.
Keflen aumentou o poder de seus assistentes, transformando-os em mutações demoníacas, e, sem ter outra alternativa, os fez dar a vida pelo Monarca La Deus, com o objetivo de destruir os Flashman.

Barak, Kaura e Galdan.

Os cinco guerreiros foram entendendo, aos poucos, qual seria o seu ponto fraco, até que descobrem que Terra começara a rejeitá-los. Eles não conseguiu suportar os elementos naturais do planeta. A cada nova aventura, um ponto fraco aparecia.

Grandes batalhas aconteceram na série. Algumas delas foram as batalhas entre Red Flash e Wandar, Red Flash e Nefer, e Red Flash e Kaura.

Flashman, Red Flash e Wandar, e Red Flash e Kaura.

E não podemos esquecer dos bons momentos dos heróis durante a aventura no planeta Terra. A paixão de Dan pela florista, o amor de Go pela motoqueira rebelde, o carinho de Lu pelo monstro guerreiro Power Blue, a alegria do Jin ao estar com os amigos e o dia em que Sara descobre ser a verdadeira filha do Dr. Tokimura, que junto à esposa Setsuko e às filhas, Kaori e Midori, deram um toque especial à trama do mistério acerca do filho do casal, raptado há 20 anos.

Dan e Sayuri, Go e Yuki, Lu e Power Blue, Sara descobrindo ser filha do Dr. Tokimura,
e Jin junto aos amigos.

Mas os Flashman não conseguiriam viver na Terra. Na reta final para destruir Mes, o robô ajudante do esquadrão, Mag, descobre uma contagem regressiva dos dias de vida dos guerreiros. E estes teriam que se apressar para destruir La Deus, que teve seu corpo destruído por Kaura e Galdan.

Após a batalha com Kaura, que ficou gravemente ferido, os Flashman destruíram Galdan, que havia se transformado em monstro guerreiro. Os próximos seriam o Dr. Keflen e o Monarca La Deus. Nefer ressurgiu, provando ser a maior e mais forte criação do Dr. Keflen, a quem ela chamou de pai.

O Monarca La Deus retornou e demonstrou seu poder diante do Dr. Keflen, que desejava ser o Rei do Universo. Mais um segredo foi revelado. Keflen era um terráqueo, criado por La Deus. Irritado com a revelação e usando seu último recurso, o Dr. Keflen transformou La Deus no monstro guerreiro La Zeuner, que enfrentou os Flashman numa batalha dura para o esquadrão.

Mas os cinco guerreiros conseguiram destruir La Zeuner, usando insistentemente o poder do “Cosmic Vulcan”. Em seguida os Flashman entraram no Cruzador Imperial Mes. Nefer foi destruída por Red Flash, após receber o golpe do Sword Laser, defendendo o seu criador. O Dr. Keflen propôs aos Flashman uma experiência mutante para que eles pudessem ficar na Terra. Mas Yellow Flash destruiu o sintetizador do maligno cientista, que se suicidou dentro do Cruzador Imperial Mes.

Flashman e o Cosmic Vulcan, Flashman e o Dr. Keflen e
a Família Tokimura.

O último a ser destruído era o monstro Demos, criado pelo Dr. Keflen através das biomoléculas que restaram de La Zeuner. Após a batalha chega ao fim o período de vida dos Flashman na Terra, que logo foram resgatados por Mag na nave Star Condor. Eles não tiveram tempo de se despedirem da Família Tokimura, mas prometeram voltar.

E voltaram nas comemorações dos 35 anos dos Super Sentai, fazendo uma participação no filme 199 Heros do Esquadrão Pirata Gokaiger. Nos episódios finais, Dan/Gree Flash apareceu para passar o super-poder dos Flashman aos piratas.

Dan/Green Flash em Gokaiger, e os DVDs do Comando Estelar
Flashman, vendidos no Brasil.

Após 30 anos, Flashman ainda é lembrado por muitos fãs. No Brasil, a série foi exibida pela extinta Rede Manchete, em março de 1989, ficando no ar até 1992. Ainda foi exibida em meados dos anos 1990 pela Rede Record e CNT/Gazeta. A partir de 2009 começou a ser exibida pela Ulbra TV, de Porto Alegre, e pela Rede Brasil de Televisão.




Sobre a redação A redação do "MUNDOTOKU" apresenta a notícia dos heróis japoneses antigos, que marcaram a infância dos adultos de hoje, e dos heróis contemporâneos. Quem edita é um herói brasileiro que assina pelo nome de "Mundotoku". Todos os textos apresentados são escritos por nosso editor, sem plágio de outros blogs ou sites.