Mundotoku

PEQUENOS GRANDES MONSTROS
Mundotoku21:39

Por onde passaram eles fizeram muito sucesso. Seu lema, tornar gigante todos os monstros que eram destruídos pelos heróis coloridos que encontravam.
Estamos falando de Gyodai, Meduzan, Okelamp e Guardnoid Gash dos inesquecíveis seriados live-actions japoneses.


O ano de 1985 trouxe o Dengeki Sentai Changeman, chegando ao Brasil com o nome de Esquadrão Relâmpago Changeman e é claro, com um personagem que repetiu o sucesso que teve em sua terra aqui no Brasil. Estamos falando de Gyodai (foto), que em japonês quer dizer “gigante”, o monstro auxiliar do Império Gozma que tinha a missão de tornar gigante todos os monstros destruídos pelos Changeman. Seu sucesso foi tão grande que ele acabou sendo o protagonista de alguns capítulos, dentre eles: “A Fuga de Gyodai”. Ao ser acordado do seu sono para fazer o seu trabalho, Gyodai sempre pisava na calda do Navegador Gata.
Gyodai era um animal espacial irracional. Não sabia falar e era fiel a seus donos mesmo quando sofria maus tratos. No último capítulo, ao ser abandonado por Bazoo na nave Gozma prestes a explodir, Gyodai é resgatado pelos Changeman, afeiçoando-se a eles e até salvando suas vidas.


Em 1986 vai ao ar pela TV Asahi-Japão, o sucessor dos Changeman, o seriado Choushinsei Flashman, que veio ao Brasil com o nome de Comando Estelar Flashman. Com ele um outro personagem que tornava monstros gigantes apareceu: a mutação sintetizada Meduzan (foto), criada pelo temível Dr. Keflen, o pai das experiências mutantes.
Sua aparição, que começou no segundo capítulo de Flashman, era sempre de forma gigante, mas, ao dissipar a sua energia quando tornava os monstros gigantes, Meduzan encolhia, ficando inofensivo.


Depois do sucesso de Gyodai e Meduzan, Hikari Sentai Maskman, série produzida pela TV Asahi-Japão em 1987, chegou ao Brasil com o nome de Defensores da Luz Maskman e trouxe consigo o monstro Okelamp. Todas as vezes que os monstros do Império Tube eram destruídos, Okelamp era chamado pelos inimigos dos Defensores da Luz para tornar os monstros gigantes. Depois de descarregar sua energia, Okelamp dizia: “Eu tô cansado!”.



Se tivesse sido exibida aqui no Brasil, Tyoju Sentai Liveman, a série sucessora de Maskman, produzida pela TV Asahi-Japão em 1988, teria apresentado a todos os admiradores de live-actions japoneses um diferente mutante que tornava os monstros gigantes. Seu nome: Guardnoide Gash (foto), o robô guarda-costas de Bias. Seu monstro-canhão Giga Phantom, aumentava os monstros após os mesmos serem destruídos pelos Liveman.

Para os admiradores de live actions japoneses eles nunca sairão da memória, pois, mesmo sendo vilões, possuem um "quê" de especial para todos.
Mais sobre Changeman, Flashman e Maskman:
Acesse o nosso Menu MundoToku.
Em breve uma matéria especial sobre Tyoju Sentai Liveman.
Sobre a redação A redação do "MUNDOTOKU" apresenta a notícia dos heróis japoneses antigos, que marcaram a infância dos adultos de hoje, e dos heróis contemporâneos. Quem edita é um herói brasileiro que assina pelo nome de "Mundotoku". Todos os textos apresentados são escritos por nosso editor, sem plágio de outros blogs ou sites.