Título original: Choujyu Sentai Liveman.
Título traduzido: Esquadrão das Super-Feras Liveman.
Exibição no Japão: 27/02/1988 a 18/02/1989.
Produção: Toey Company e TV Asahi-Japão.
O Esquadrão das Super-Feras Liveman é a 12ª série Super Sentai e é inédita no Brasil. Seus 49 episódios renderam um grande sucesso no Japão e na França. O último grande sentai dos anos 80, como é considerado, também foi o último a trazer as peças de um robô numa máquina voadora, como aconteceu em Changeman e em Flashman, com a Base Shuttle e o Star Condor, respectivamente.
A HISTÓRIA
Três estudantes (Tsukikage, Senda e Omura) tiveram três colegas de classe com a alma vendida ao demônio Dr. Bias. Após esse feito, com o apoio do Império Volt, destroem a Ilha Academia, matando todos os que nela habitavam. Porém, Yuusuke, Jou e Megumi acabam sobrevivendo e, mesmo não sendo os mais indicados, transformam-se em Liveman (foto). Mais tarde entram para o grupo os irmãos Takuji e Mari, formando assim o quinteto.
ESQUADRÃO DAS SUPER-FERAS LIVEMAN
Yusuke Amamiya/Red Falcon - Sua garra e força de vontade fizeram com que ele fosse escolhido para ser o líder dos Liveman, o Red Falcon.
Jou Ouhara/Yellow Lion - É mais radical. Curte esportes e um bom skate.
Megumi Misaki/Blue Dolphin - Considerada a mais inteligente, foi a primeira mulher a usar uma roupa azul no gênero sentai. Conheceu Jou e Yuusuke na academia e acabaram desenvolvendo uma pesquisa sobre um super traje. Um dos seus hobbys favoritos é a natação.
Tetsuya Yano/Black Bison - Uniu-se aos Liveman no decorrer da série. Ele é o irmão mais novo de Takuji Yano, falecido no ataque de Bias. Pratica Boxe e desenvolveu muita força por isso.
Junichi Aikawa/Green Sai ou Green Rhino - Foi mais um membro uinu-se aos Liveman posteriormente. É irmão mais novo de Mari Aikawa, e também deseja vingança.
SOBRE LIVEMAN...
Segundo o Wikipédia, o antigo proprietário da Everest Vídeo, Toshihiko Egashira afirmou que em meados dos anos 90, Liveman estava licenciada para ser exibida no Brasil, juntamente com Turboranger e Dragon Ball. Porém, nessa época o gênero tokusatu já se encontrava em grande quantidade na TV e nenhuma emissora se interessou por sua exibição.
Alguns conhecidos atores do público brasileiro participaram de Liveman, dentre eles Jouji Nakata(Kaura em Flashman), Yoshinori Okamoto(Buba em Changeman, Galdan em Flashman e Oyubu em Maskman), Kazuhisa Hirose(Wandar em Flashman) e Hideaki Kusaki(Gyodai em Changeman).
Assim como Gyodai em Changeman, Meduzan em Flashman e Okelamp em Maskman, Liveman mostrou o seu mutante que aumentava o tamanho dos monstros: o
Guardnoid Gash (foto).
Guardnoid Gash.
Liveman foi o primeiro sentai a ter um integrante do sexo feminino com uniforme azul e a ter animais para formar um robô. Também foi a primeira série a iniciar com três integrantes e se tornar um quinteto no decorrer da trama. Porém, foi a última série a ter uma nave para transportar as peças do robô.
Na França, Liveman foi chamado de Bioman 3, assim como aconteceu com Spielvan no Brasil, que fora chamado de Jaspion 2. O autor do tema de abertura da série foi o ator Daisuke Shima, intérprete do Yuusuke/Red Falcon.