Mundotoku

Kamen Rider Black ou Black Kamen Rider
Mundotoku16:16

Quem não sente saudades dele? Considerada a melhor série do gênero dos Kamen Riders, Black Kamen Rider – no original Kamen Rider Black – foi uma história emocionante, cheia de aventuras, batalhas e suspenses. Brilhantemente criada por Shotaro Yshinomori, Black Kamen Rider contou a história do jovem Issamu Minami, lutando com todas as suas forças contra a seita de Gorgom. Em pleno aniversário de 19 anos, o rapaz e seu irmão de criação, Nobuhiko Akizuki, são seqüestrados e levados ante os sacerdotes de Gorgom para serem operados e transformados em Black Sun e Shadow Moon. Como tais, duelariam até a morte e o vencedor seria coroado Imperador Secular de Gorgom. Mas no meio da operação de implante das esferas King Stone nos rapazes, o Dr. Akizuki se arrepende do pacto que fez em troca de recursos para suas pesquisas (e que resultou na morte dos pais de Issamu) e atrapalha a cirurgia(foto ao lado). Issamu consegue fugir na moto orgânica Battle Hopper e depois de ser perseguido pelos sacerdotes pelas ruas de Tóquio ele sofre uma mutação que o transforma no homem mutante. A partir de então, Issamu Minami, por ter contrariado os planos dos sacerdotes, teria que enfrentar os montros de Gorgom e os planos maléficos do Imperador, que tentaria arrancar o King Stone do rapaz ou fazê-lo voltar para duelar com o seu irmão, que se transformará no decorrer da história em Shadow Moon. A missão de Issamu Minami será salvar o seu irmão que ficou preso na base central dos Gorgom.
A fotografia acima mostra o momento em que Issamu sofre a mutação, depois de ser perseguido pelos sacerdotes de Gorgom, pelas ruas de Toquio.
Durante toda a história, Issamu tenta salvar Nobuiko, seu irmão. Surge no meio da trama um terrível vilão, Taurus (foto ao lado), enviado pelo Imperador Gorgom para ajudar os três sacerdotes a destruir o Black Kamen Rider, ou fazê-lo voltar para completar a cirurgia e duelar com o seu irmão, que até então aguarda, dentro de uma esfera de energia, a ressurreição.
Taurus faz várias investidas, provocando os três sacerdotes. Ele ambicionava o trono do grande imperador, mas os sacerdotes não o aceitavam.
No capítulo 34 da trama, Taurus consegue o "sabre-satã" destinado ao grande Imperador Secular de Gorgom, atrapalhando os planos dos três sacerdotes, que haviam seqüestrado a irmã de Nobuiko, Kioko Akizuki. Ele toma a frente do plano, levando a moça até uma pedreira e colocando-a amarrada numa cruz, com a finalidade de atrair Issamu e destrui-lo. No finalzinho do capítulo, Taurus golpeia Black com o sabre-satã, que acaba caindo de um precipício com Kioko, mas, não morre.
No capítulo 35 de Black Kamen Rider, o temível Taurus é destruído por Shadow Moon, que ressuscita através dos poderes das três pedras seculares(céu, mar e terra) dos sacerdotes. O personagem foi de grande importância para história, sendo mais um desafio a ser encarado por Issamu Minami, e saindo na hora certa da história. Shadow Moon e Taurus na base central dos Gorgom não daria certo. O clima seria pesado o tempo todo.
Shadow Moon ressuscita(foto ao lado) e só tem um objetivo: destruir o Black Kamen Rider e assumir o trono de Imperador Secular de Gorgom.
Depois de sacrificarem suas vidas para darem vida ao Shadow Moon, os três sacerdotes, Danker, Baraom e Pérola, transformam-se em monstros mutantes(foto abaixo) e ganham mais força para enfrentar Kamen Rider Black. A estréia de seus poderes se dá no capítulo 36 - O Renascimento dos Sacerdotes - onde os três aparecem no centro de Tokyo, destruindo tudo o que vêem pela frente. A intenção de atrair Issamu Minami dá certo e o rapaz acaba conhecendo os novos poderes dos três sacerdotes de Gorgom, agora, monstros mutantes do Grande Rei.
O "golpe louva-deu" é aplicado em Danker, mas não funciona. O confronto é encerrado naquele momento, mas os três prometem voltar para continuarem a luta.
Com os três sacerdotes Shadow Moon tenta destruir o Black, mas não consegue. Um a um, Pérola, Baraom e Danker são eliminados, até chegar o confronto final entre Black Kamen Rider e Shadow Moon.
O dia do confronto final chega e Issamu Minami é obrigado a destruir o seu irmão, mas não consegue. Para acabar com todo o pesadelo, Black Kamen Rider vence Shadow Moon e tenta fazer com que ele volte a ser o bom e amado irmão, Nobuiko.
Black entra na base central dos Gorgom e destrói o Imperador Gorgom com o sabre-satã. A base é destruída, mas, Black Kamen Rider, montado em Lord Sector, não consegue tirar Shadow Moon, que é soterrado com a base.
Nos instantes finais da trama, Issamu joga o sabre-satã e relembra os momentos marcantes da série.
ABAIXO, CENAS DA TRAMA QUE EMOCIONOU O BRASIL.
A fotografia à direita mostra a primeira batalha entre Kamen Rider e Shadow Moon.
Tentando fazer o irmão voltar a ser o bom e amado Nobuiko, Kamen Rider, movido pela emoção, é golpeado várias vezes por Shadow Moon (foto à esquerda).
No capítulo "O Paraíso Subterrâneo, Kamen Rider encontra Shadow Moon e os Monstros Pérola, Baraom e Danker (foto à direita). Shadow Moon surpreendeu Kamen Rider Black e o telespectador, no último capítulo da história, ao chamar e conseguir controlar a moto orgânica Battle Hopper. Foi uma cena emocionante.








CURIOSIDADES SOBRE BLACK KAMEN RIDER.

*Issamu na verdade foi um nome criado pelos tradutores brasileiros. Soava melhor nos ouvidos. O nome do personagem, no Japão, é Kôtaro Minami.
* O nome do ator que interpretou Issamu Minami é Tetsuo Kurata, na época tinha 19 anos de idade e era modelo, sendo escolhido entre 1600 candidatos para participar da série que o consagrou no Japão. À direia, Tetsuo Kurata numa cena de Black Kamen Rider, o jovem rapaz Issamu Minami; à esquerda, Tetsuo Kurata, atualmente, aos 38 anos de idade, numa entrevista concedida para o lançamento dos DVDs das séries as quais ele atuou: Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX.
* O tema de abertura de Black Kamen Rider foi interpretado pelo próprio Tetsuo Kurata.
* A série Kamen Rider Black e o ator fizeram tanto sucesso no Japão, que, como conseqüência, Tetsuo Kurata foi escalado para fazer a continuação, o Kamen Rider Black RX, que estreou duas semanas depois do término da primeira.
*Kamen Rider Black teve 51 capítulos para a TV e fora exibido no Japão no período de setembro/1987 a outubro/1988 aos domingos. No Brasil foi exibido no início dos anos 1990 pela TV Manchete com distribuição da Everest Vídeo.

Mundotoku

O QUE É UM SENTAI?
Mundotoku18:28

Inicia-se 1975 no país Nipotônico uma das mais fantáticas série de televisão: Super Sentai. (Sentai significa Super Esquadão) Durando até os dias atuais essas série encanta cada vez mais crianças, jovens e porque não aduldos do país de origem. Estas epopéias de herois sempre no seu enredo tem uma pouco de drama, palhaçada, amores impossíveis, e muita, mais muita ação, além dos infinitos efeitos especiais. A Toei Company produz uma nova série em média de 50 episodios consecutivo todos os anos, cada um com ½-hora exbinbido-os semanalmente. E enquanto as histórias, carácter e enredo mudam com cada nova série, o conceito básico sempre permanece o mesmo: a Terra está sendo ameaçada por uma força malévola e a humanidade se sente ameaçada, a única esperança seria com um time de guerreiros que atinjam super poderes por fantástica transformação. Cada time normalmente consiste de 5 personagens, à primóre, mas sendo quase sempre finalizada com seis heróis.

Um líder, um rival, um lutador forte, uma moça viva(ou um rapaz) e uma moça gentil (embora mulheres também possam ocupar outros papéis de time.) Toda série sentai merece destaque em dois princípios fundamentais: Primeiro, os esquadrões sentai estão normalmente compostos de pessoas ordinárias, mas é o espírito positivo delas que os reserva. De todos os caminhos da vida, qualquer um pode ser um herói. Segundo, embora cada guerreiro possui poderes especiais, todo o mundo é considerado igual. No fim, é trabalho em equipe é que melhora o astral do grupo. Também prevalecente nestas série a forte relação de estudante-professor, está entre os guerreiros e o seu comandante.

O Esquadrão Relâmpago Changeman (foto ao lado) é um exemplo de "Super Sentai". Ultimamente, até mesmo a série de sentai mais sérias tem uma sensação de humor e cita muitas piadas interiores, até mesmo o mais sérios mundam seus caráter. Apesar dessas séries Super Sentais não estarem sendo distribuidas pro restante do mundo (graças ao ridículo contrato que a Saban fez com a Toei Company), e nós aqui no Brasil estarmos a um bom tempo sem assistir séries inéditas(última a ser exibida aqui no Brasil forá Maskman em 99, na qual a exitinta Manchete fez uma sacanagem com os fans ao não exibi-la por completo. Na foto à direita, o "Comando Estelar Flashman", geração de "Sentai" sucessora dos Changeman.
Depois de quase vinte anos sem exibição no Brasil, os sentais ainda são muito lembrados em sites criados especialmente para eles.

A geração de sentai exibida aqui no Brasil é Power Ranger, uma versão americana do que é produzido no Japão. Antes de serem construídos cada episódio nos EUA, o Japão já tem criado e exibido por lá, e passado para os americanos fazerem ao seu estilo.
A foto à esquerda mostra a nova geração dos Power Rangers, o Esquadrão Super Patrulha Delta ou S.P.D., que será exibido aqui no Brasil em 2008.
A série tem cenas muito boas, mas, nada comparada à original do Japão.