Mundotoku

Jiban: O Policial de Aço.
Mundotoku15:18


Produzido em 1989 pela Toei Company, Jiban faz parte da linhagem dos Metal Heroes, iniciada com Gaban em 1982 e que conta com Jaspion como representante mais forte na tv brasileira, ainda que todos os metal heroes produzidos na década de 80 tenham sido lançados aqui, e conseguiu chamar um pouco de atenção no Japão, por conta de um “pequeno” detalhe chamado Robocop.
A série teve como ator principal Shouhei Kusaka, o Naoto Tamura - Jiban.

A História

A dupla de detetives Yanaguida e Igarashi estão investigando o caso de misteriosos desaparecimentos de pessoas em regiões remotas do Japão. Em uma de suas missões, eles encontram um bebê abandonado, cujos pais foram sequestrados. O bebê é batizado de Ayumi e passa a ser criada pelo filho do Dr. Igarashi e sua esposa como sua própria filha.
Passam-se anos... As atividades criminosas na cidade de Tokyo estão cada vez mais pesadas e os policiais da Central City estão sempre dispostos a impor a lei. Voltando para casa após o expediente, o policial Naoto Tamura (foto) quase é atropelado por um carro em alta velocidade. Naoto segue o carro até uma fábrica abandonada e presencia um velho senhor lutando contra um monstro e estranhos homens encapuzados. E o monstro ainda tem em suas mãos, uma garotinha. O senso de policial faz Naoto levantar voz de prisão contra todos.
Naoto acaba morrendo, mas salva a vida do senhor (que na verdade é o renomado cientista Dr. Igarashi) e da menina (neta do cientista: Ayumi). Pouco depois chega ao mesmo local, o policial Yanaguida. Com sua ajuda, Igarashi carrega o corpo de Naoto para um laboratório secreto. Lá, Igarashi se empenha em dar vida ao seu projeto secreto Jiban. Jiban é o nome da única arma capaz de deter a ação da Organização Criminosa Biolon, comandada pelo Doutor Jean Marrie (foto) que está começando a ter ações mais perigosas contra a humanidade. Entretanto, o projeto exigia um homem com condições físicas específicas para agüentar a operação que o transformaria em ciborgue. Mesmo Naoto não sendo o tipo mais “indicado”, para Igarashi o que importava era a coragem demonstrada pelo rapaz ao salvar sua vida. E esse era o elemento principal que Jiban deveria ter.
Mesmo muito ferido, Igarashi se dedica horas afinco na operação de Jiban. Infelizmente o velhinho morre sem dar vida à sua criação. Testemunhando tudo de perto, está sua netinha... Ayumi. No dia seguinte, Ayumi retorna ao laboratório e começa a pedir incessantemente para que Jiban ressucite. Esse era o último desejo de seu avô, e a garota mal poderia imaginar que sua profunda prece e sua lágrimazinha milagrosa fosse capaz de ativar o funcionamento de Jiban! Ativo e funcional, Jiban se ergue e agora tem uma missão: proteger o bem e a justiça conta Biolon!

O carro de Jiban.
Curiosidades
*Jiban é considerado por muitos como mais uma das inúmeras cópias japonesas do Robocop, herói cibernético do cinema americano que ficou famoso no final dos anos 80 e e início dos anos 90, mas o conceito de um policial morto que é transformado num ciborgue já tinha abordado no anime O Oitavo Homem, nos anos 60.
*Provavelmente por contenção de despesas, foram usadas trilhas sonoras de séries anteriores não-relacionadas, como Jaspion e Sharivan.
*Jiban foi a única série tokusatsu que foi trazida para o Brasil ao mesmo tempo em que estava sendo produzida em seu país de origem.
*O ator Shouhei Kusaka participou de um episódio de Sharivan e ainda interpretou em Jiraya o ninja Kamenin Uruha.
*O ator Ryohei Kobahashi alguns anos depois participaria da série Fiveman, interpretando Fumiya Hoshikawa/Five Black.
*O personagem Manabu Yamashi da série antecessora, Jiraiya, aparece em um dos episódios.
*Do elenco brasileiro de dublagem já faleceram Carlos Laranjeira (Naoto Tamura/Jiban), Gastão Malta(alguns bionods) e Marcos Lander (algumas pontas)
*Junto com Black Kamen Rider e Spielvan, Jiban também não teve seu final exibido no Brasil.
*Jiban, a princípio, estava planejado para ser uma série continuação de Jiraiya, mas no último momento, a Toei (produtora da série) resolveu mudar o roteiro e criar uma série de um policial de aço, talvez por essa razão, o personagem não tenha cenas de transformação, nem trilhas musicais próprias (BGM's), que foram reaproveitadas de Jaspion e Sharivan.
Sobre a redação A redação do "MUNDOTOKU" apresenta a notícia dos heróis japoneses antigos, que marcaram a infância dos adultos de hoje, e dos heróis contemporâneos. Quem edita é um herói brasileiro que assina pelo nome de "Mundotoku". Todos os textos apresentados são escritos por nosso editor, sem plágio de outros blogs ou sites.