Mundotoku

Flashman: O Comando Estelar.
Mundotoku21:47

Comando Estelar Flashman ou Choushinsei Flashman no original, é um seriado de TV japonês (tokusatsu) da franquia dos Super Sentais produzido entre 1 de março de 1986 e 21 de fevereiro de 1987 pela Toei Company. Foi exibido no Brasil a partir de 1989 na Rede Manchete. Têm ao todo 50 episódios e mais 2 filmes.

O nosso segundo "sentai" chegou ao Brasil depois do Esquadrão Relâmpago Changeman. Não fez tanto sucesso, mas, deu à extinta TV Manchete uma audiência parecida com a dos Changeman.
O Comando Estelar Flashman trouxe novidades, como usar dois robôs gigantes, contrária a Changeman e a Bioman, que usavam apenas um. O grupo não teve um sargento como o Ibooke em Changeman, mas teve um robô que contribuiu muito para a história: Meg.
A História.

Cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites. Voltaram vinte anos depois à Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta. Flashman sem dúvida também tem o seu "quê" de especial.
Na foto ao lado o Monarca La Deus (Lar Deus no original): Líder do cruzador imperial Mess. Objetiva se tornar o ser mais poderoso do universo, e para isso utiliza várias criaturas dos planetas invadidos ao longo do universo. No final é transformado pelo Doutor Keflen no monstro La Zeuner e depois no monstro Demoz e destruído pelo Gran Titan, após ter derrotado o Flash King.

O Comando
Estelar Flashman.
Jin/Red Flash: O líder do grupo. Foi criado no Planeta Flash, o qual reunia as características de todos os satélites do Planeta Flash em um só. Com um grande senso de justiça, mesmo nas horas mais críticas incentiva seus companheiros a nunca desistirem da missão.De seu planeta originou-se o poder de inteligencia avançada oque lhe permitiu ser grande conhecedor de ciências e maquinas.Foi raptado aos 3 anos pelo caçador Alien, Jin ganhou uma cicatriz nesse evento.
Idade: 23
Armas: Espada Prismática Sagrada (Sword Laser, na versão brasileira)
Ataques: Trovão de Fogo, Super Corte e Red Vulcan.

Dan/Green Flash (Dai no original): Criado em Green Star, onde a gravidade era muito forte e a superfície rochosa. Possui o poder da super-força. Fez amigos com o boxeador Ryuu Wakakusa que o treinou em suas habilidades de boxeador. Ele tem queda por todas as mulheres proporcinando humor a série.
Idade: 22
Armas: Luvas Prismáticas do Rei (Glass Laser, na versão brasileira)
Ataques: Rolling Knuckles, Super Piston, Knuckle Guards e Green Vulcan.

Go/Blue Flash (Bun no original): O mais jovem e sarcástico dos Flashman, foi criado no desértico Blue Star, onde eram comuns tempestades magnéticas. Possui a habilidade de subir nas paredes e consegue dar pulos e saltos além da gravidade, possui grande agilidade e poder de sobrevivência podendo ficar 30 dias sem água.
Idade: 20
Armas: Bola Prismática (Laser Ball, na versão brasileira), Dardos Estelares (Estrela Projétil, versão brasileira)
Ataques: Furacão Volt, Super Cyclone e Blue Vulcan.

Sara/Yellow Flash: Criada no gélido Yellow Star, onde desenvolveu grande habilidade mental e aprendeu a controlar o ar e seus movimentos, possui também a habilidade de prever as estratégias do inimigo. No final da série ganha um novo ataque, o Super Giro. É a única na série que descobre quem são seus verdadeiros pais.
Idade: 20
Armas: Bastões Prismáticos (Bastão Laser, na versão brasileira)
Ataques: Super Blizzard, Mach Blizzard, Snow Freeze, Baton Spark, Super Version, Shocking Pieces e Yellow Vulcan

Lu/Pink Flash: Criada em Pink Star. Tem a habilidade de levitar, já que em Pink Star aprendeu a controlar a gravidade do próprio corpo. Suas armas são o Coração Projétil e o Shoot Laser, que têm como ataques o Super Passo, Chute Relâmpago e Super Terremoto. De todos os Flashman foi a menos focada, tendo protagonizado apenas 2 episódios (3 se contarmos o episódio 5, "O Sucesso das Guerreiras", com o qual protagonizou junto com Sara).
Idade: 20
Armas: Botas Prismáticas (Jet Laser, na versão brasileira)
Ataques: Jet Kick, Bomber Kick, Super Tap, Zero-Gravity Beam, Corações chocantes e Pink Vulcan

Curiosidades.
*Flashman foi o primeiro seriado Super Sentai a ter um segundo robô.
*No episódio 5, "O sucesso das Guerreiras", toca a música "Body action dance janai yo", cantada por Youko Nakamura, que interpretou a Sara/Yellow Flash.
*No episódio 21, "Triste Guerreira", o ator Kazuoki Takahashi (Hayate em Changeman, Satoru em Metalder, Aman Negro em Jiraiya) aparece interpretando Miran, o suposto irmão de Sara.
*No episódio 27, "O Golpe da Amizade", o ator Ryousuke Umizu, que no ano seguinte interpretaria Takeo/Red Mask em Maskman, aparece interpretando Ryu Akakusa,o amigo de Dan.
*Kazuhisa Hirose (Wandar) pode ser visto em Jaspion no episódio "Perigo na Lagoa dos Noivos", onde interpretou um noivo. E ainda em Liveman (seriado Super Sentai de 1988) interpretou o vilão Doutor Kemp, e em Jetman o Imperador Toranza.
*Alguns atores que participaram de Flashman também fizeram participações em Black Kamen Rider. No episódio 4 tem um motoqueiro que se transforma em lobisomem interpretado por Kazuhisa Hirose. Myuki Nagato (Urk) esteve no episódio 8 da série, e no episódio 10, Jouji Nakata (Kaura) interpretou um cientista que trabalhava para os Gorgom. Ainda Mayumi Yoshida (Lu) teve uma rápida participação no episódio 37, e Akira Ishihama (Doutor Tokimura) esteve no segundo filme da série como o Doutor Makino.
*O design de Gals era uma mistura de partes orgânicas e mecânicas, que ao ser confeccionada de verdade acabou gerando uma roupa muito grande e pesada, a qual no decorrer da série ficou muito avariada, já que o personagem tinha muitas cenas de ação. Então foi decidido que Gals morreria no meio da série (episódio 28, O magnífico Gals) e não no final.
*Jouji Nakata (Kaura) interpretou na série Liveman o vilão Doutor Bias e atualmente é dublador no Japão. Dentre seus vários personagens, estão Alucard em Hellsing, Michael Heartland em Argentosoma, Folken em Escawflone, dentre outros.
*Sayoko Hagiwara interpretou a Dyna Pink no seriado Dynaman (1983). Isso ao lado de Junichi Haruta (MacGaren, Storm, Goggle Black), que interpretou na série o Dyna Black. A atriz também foi a heroína Yurian, coadjvante da série Ultraman 80 (1980~81).
*No Brasil Flashman foi a única série tokusatsu a ter seus créditos de abertura e encerramento em português e a ter dois narradores. Tal mudança ocorreu devido a problemas de Francisco Borges (o então narrador) com o estúdio Álamo. Desde então sua voz não mais apareceu nas séries posteriores dubladas na Álamo, tendo apenas participado de Cybercops (dublado na BKS), aonde deu sua voz ao Capitão Oda.
*Jin/Red Flash foi o primeiro personagem do dublador Francisco Brêtas, o qual depois também dublou os red em Goggle V e Maskman.
*Do elenco de dublagem brasileira já faleceram Carlos Laranjeira (Go/Blue Flash), Gastão Malta (Doutor Keflen), Líbero Miguel (Monarca La Deus), Marcos Lander (Wandar), Daisy Celeste (Nefer) e Ézio Ramos (Galdan). Bem possivelmente também faleceu Ricardo Medrado (Doutor Tokimura).
*Muybo Cury, o dublador brasileiro de Kaura, é locutor na Rádio Bandeirantes AM.
*Depois do final da série, o ator Fujita Tarumizu interprete do Jim/Red Flash casou-se com a atriz Sayoko Hagiwara (Nefer), atualmente os dois moram nos EUA, aonde Sayoko segue na carreira de modelo.

Sobre a redação A redação do "MUNDOTOKU" apresenta a notícia dos heróis japoneses antigos, que marcaram a infância dos adultos de hoje, e dos heróis contemporâneos. Quem edita é um herói brasileiro que assina pelo nome de "Mundotoku". Todos os textos apresentados são escritos por nosso editor, sem plágio de outros blogs ou sites.