Social Icons

Esquadrão Relâmpago Changeman.


OS DEFENSORES DO PLANETA TERRA.
Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrena e adquirem cada um os poderes de um animal lendário: Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo (foto ao lado) e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo.
Dengeki Sentai Chenjiman ou Dengeki Sentai Changeman, no original é um seriado de TV Japonês (tokusatsu) exibido originalmente entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de janeiro de 1986 pela TV Asahi e produzido pela Toei Company. Inicialmente disponível no Brasil apenas em fitas de vídeo distribuídas pela Everest Vídeo (mais tarde Tikara Filmes), passou a ser exibido na televisão a partir de 1987 pela extinta Rede Manchete e posteriormente pelas Redes Record e Gazeta.
ALGUNS MOMENTOS MARCANTES.
*O primeiro capítulo com o treinamento intensivo dos soldados e a escolha dos cinco combantes do Esquadrão Relâmpago.
A surpresa dos cinco jovens ao ver o Sargento Ibooke (foto à direita) dentro da Base do Esquadrão e às respostas dadas por ele a todas as dúvidas do grupo.
* Um outro momento marcante na trama foi as várias aparições de Guioday, o monstro que agigantava todos os montros combatentes de Gozma.
* A aparição da Rainha Ahames (foto à esquerda) também foi marcante. Ela fazia o Comandante Giluke tremer na base, tentando atrapalhar seus planos para destruir os Changeman. Ahames tentava acabar com o esquadrão para conseguir o perdão do Rei Bazoo e ganhar o posto de Comandante da Nave Gozma. Em capítulos posteriores, Ahames foi banhada pela áurea energética, força hemanada por Nana, a menina do Planeta Tequinolíqueo.
Na foto ao lado, Ahames comandando o Dragão Espacial Jangueran, um dragão de duas cabeças que soltava fogo e fumaças congelantes.
* O capítulo de sua morte (capítulo 54) também foi marcante. A atuação da atriz foi excelente, desde o momento de sua transformação em Monstro Mezoo e depois, quando entrou na base do Esquadrão
Relâmpago, destruindo-a em seguida.
* Na foto ao lado, o Trio Monstro da Rainha Ahames. Os monstro espaciais Savoo, Jella e Guizan.
Os três também deram uma grande contribuição à trama durante 8 capítulos.
*Na foto ao lado, Nana, a garota do Planeta Tequinolíqueo, no capítulo 43, onde hemana pela segunda vez a áurea energética, dando superpoderes a Giluke, que tinha sido destruído pelos Changeman no capítulo 33 e ficara aparecendo em capítulos posteriores, tentando voltar do cemitério do universo. Giluke consegue a façanha para desafiar os Changeman e Ahames.
Nana se tornou uma aliada do Esquadrão Relâmpago Changeman e deu uma grande ajuda ao grupo na destruição do Império Gozma.
Na foto ao lado, o Comandante Giluke no espisódio em que fora destruído pelo Esquadrão Relâmpago Changeman.
Só um comentário: ele se parece muito com Sargento Pincel de Os Trapalhões, e agora, A Turma do Didi.
E você, o que acha?
* Da esquerda para a direita: Buba, o Comandate Giluke e a bela mulher de voz grave, Sheema na grandiosa Nave Gozma.
Em cada episódio, Sheema e Buba se reversavam para tentarem destruir os Changeman. Eles eram os comandantes de cada operação realizada.
O Comandante Giluke dava às ordens da Nave Gozma. Posteriormente, ele apareceu na Terra com os assistentes para as batalhas com o esquadrão. Uma delas resultou em sua destruição.
* O Esquadrão Relâmpago Changeman em ação. O grupo está montado em sua moto-change.
Abaixo, de cabelos amarelos e roupas azuis, os Soldados Hidler.
O capítulo número 01 mostrou o surgimento de cada soldado. Eles nasciam de um ovo de mais ou menos 10 metros de diâmetro.
* O grandioso Change-robô, resultado da junção das três máquinas do Esquadrão Relâmpago Changeman: o jet-change 01, o helichanger 2 e o lange-change 03. As três máquinas ficavam guardadas dentro de uma nave maior, a Base Shuttle.
O único robô da trama e que apareceu em todos os episódios tirou os changeman de muitas situações perigosas.
CURIOSIDADES.
*Changeman foi a primeira série Super Sentai a ter um integrante feminino que utiliza uniforme branco e a ter um aumentador de monstros.
*Mai Ooshi (Change Phoenix) tinha um pequeno papel como vilã na série Shaider no ano anterior.
*Hiroko Nishimoto (Change Mermaid) participou de um episódio de Kamen Rider Black.
*Shiro Izumi (Change Pegasus) também interpretou Burai, o Dragon Ranger, em Zyuranger.
*Kazuoki Takahashi, às vezes creditado também como Hiroshi Kawai (Change Griphon), trabalhou como programador no jogo Final Fantasy VII e nos anos 90 atuou em filmes eróticos. Atualmente trabalha como gerente de produção da Microsoft Games Studio japonesa, desenvolvendo jogos para o XBox.
*O ator/dublê de Buba (Yoshinori Okamoto) também atuou como Bio Hunter Silver em Bioman, Galdan em Flashman, Oyobu em Maskman e Doutor Ashura em Liveman.
*O dublador de Change Griphon, Carlos Takeshi, também emprestou sua voz para o herói Jaspion, exibido simultaneamente. Para os que quiserem ver seu rosto, Takeshi é um dos apresentadores do canal de compras Shoptime.
*Do elenco de dublagem brasileiro de Changeman já faleceram Líbero Miguel (monstros Genium, Zoll Bass, Shadow, Hoglu, Dolar e 3ª voz da Shima), Marcos Lander (Giluke), Gastão Malta (Monstros Kigan, Zelle, Hara Ross e Gueran), Nélson Batista (motoqueiro Ken e alguns monstros), Carlos Laranjeira (algumas pontas), Renato Master (Doutor Kamasawa e monstro Shila), Ézio Ramos (Doutor Togo) e Mário Vilela (Pirata Espacial Buba e Gyodai, este falecimento foi mais recente). Ricardo Medrado (Tsurugi/Change Dragon a partir do episódio 17) tem paradeiro desconhecido, após ter tido problemas familiares e envolvimento com drogas, recentemente soube-se que ele faleceu em 2002.
*O nome "Gyodai" é comum no Japão. É possível que o personagem tenha sido batizado assim como uma brincadeira com alguém da equipe do seriado.

2 comentários:

Gallasch disse...

Eu amei esse seu post sobre os Changeman. Assim que posso, compro os dvds com todos os episódios dessa série. Sou fascinada! Queria saber mais sobre o Haruki Hamada, O Change Dragon. Achei um blog (homossexual) que fala sobre ele e como anda atualmente. Tem até uma foto atual, mas ainda não basta. Desculpa, mas eu não sei o endereço do blog, perdão. Mesmo assim, não consigo achar mais nada sobre ele. Será que vc poderia me ajudar??? Sem mais e parabéns pelo blog.

Também tenho um, caso vc queira acessá-lo, fique à vontade.

http://gallasch-dsg-dsg.blogspot.com

Abraços!

Daniela Gaspar.

Tokusatsus Vídeo Store disse...

Tenho uma recomendação para quem quer relembrar esses anos de ouro.
Acessem o Site do Tokusatsus Vídeo Store, é o maior acervo de séries Tokusatsus do Brasil e com o melhor preço. Jaspion, Sharivan, Changeman, Flashman, Kamen Rider Black, Kamen Rider Black RX, Cybercops, Lion Man e muito mais.
Acesse www.tokusatsus.loja2.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...