Mundotoku

Esquadrão Relâmpago Changeman.
Mundotoku10:03


OS DEFENSORES DO PLANETA TERRA.
Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrena e adquirem cada um os poderes de um animal lendário: Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo (foto ao lado) e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo.
Dengeki Sentai Chenjiman ou Dengeki Sentai Changeman, no original é um seriado de TV Japonês (tokusatsu) exibido originalmente entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de janeiro de 1986 pela TV Asahi e produzido pela Toei Company. Inicialmente disponível no Brasil apenas em fitas de vídeo distribuídas pela Everest Vídeo (mais tarde Tikara Filmes), passou a ser exibido na televisão a partir de 1987 pela extinta Rede Manchete e posteriormente pelas Redes Record e Gazeta.
ALGUNS MOMENTOS MARCANTES.
*O primeiro capítulo com o treinamento intensivo dos soldados e a escolha dos cinco combantes do Esquadrão Relâmpago.
A surpresa dos cinco jovens ao ver o Sargento Ibooke (foto à direita) dentro da Base do Esquadrão e às respostas dadas por ele a todas as dúvidas do grupo.
* Um outro momento marcante na trama foi as várias aparições de Guioday, o monstro que agigantava todos os montros combatentes de Gozma.
* A aparição da Rainha Ahames (foto à esquerda) também foi marcante. Ela fazia o Comandante Giluke tremer na base, tentando atrapalhar seus planos para destruir os Changeman. Ahames tentava acabar com o esquadrão para conseguir o perdão do Rei Bazoo e ganhar o posto de Comandante da Nave Gozma. Em capítulos posteriores, Ahames foi banhada pela áurea energética, força hemanada por Nana, a menina do Planeta Tequinolíqueo.
Na foto ao lado, Ahames comandando o Dragão Espacial Jangueran, um dragão de duas cabeças que soltava fogo e fumaças congelantes.
* O capítulo de sua morte (capítulo 54) também foi marcante. A atuação da atriz foi excelente, desde o momento de sua transformação em Monstro Mezoo e depois, quando entrou na base do Esquadrão
Relâmpago, destruindo-a em seguida.
* Na foto ao lado, o Trio Monstro da Rainha Ahames. Os monstro espaciais Savoo, Jella e Guizan.
Os três também deram uma grande contribuição à trama durante 8 capítulos.
*Na foto ao lado, Nana, a garota do Planeta Tequinolíqueo, no capítulo 43, onde hemana pela segunda vez a áurea energética, dando superpoderes a Giluke, que tinha sido destruído pelos Changeman no capítulo 33 e ficara aparecendo em capítulos posteriores, tentando voltar do cemitério do universo. Giluke consegue a façanha para desafiar os Changeman e Ahames.
Nana se tornou uma aliada do Esquadrão Relâmpago Changeman e deu uma grande ajuda ao grupo na destruição do Império Gozma.
Na foto ao lado, o Comandante Giluke no espisódio em que fora destruído pelo Esquadrão Relâmpago Changeman.
Só um comentário: ele se parece muito com Sargento Pincel de Os Trapalhões, e agora, A Turma do Didi.
E você, o que acha?
* Da esquerda para a direita: Buba, o Comandate Giluke e a bela mulher de voz grave, Sheema na grandiosa Nave Gozma.
Em cada episódio, Sheema e Buba se reversavam para tentarem destruir os Changeman. Eles eram os comandantes de cada operação realizada.
O Comandante Giluke dava às ordens da Nave Gozma. Posteriormente, ele apareceu na Terra com os assistentes para as batalhas com o esquadrão. Uma delas resultou em sua destruição.
* O Esquadrão Relâmpago Changeman em ação. O grupo está montado em sua moto-change.
Abaixo, de cabelos amarelos e roupas azuis, os Soldados Hidler.
O capítulo número 01 mostrou o surgimento de cada soldado. Eles nasciam de um ovo de mais ou menos 10 metros de diâmetro.
* O grandioso Change-robô, resultado da junção das três máquinas do Esquadrão Relâmpago Changeman: o jet-change 01, o helichanger 2 e o lange-change 03. As três máquinas ficavam guardadas dentro de uma nave maior, a Base Shuttle.
O único robô da trama e que apareceu em todos os episódios tirou os changeman de muitas situações perigosas.
CURIOSIDADES.
*Changeman foi a primeira série Super Sentai a ter um integrante feminino que utiliza uniforme branco e a ter um aumentador de monstros.
*Mai Ooshi (Change Phoenix) tinha um pequeno papel como vilã na série Shaider no ano anterior.
*Hiroko Nishimoto (Change Mermaid) participou de um episódio de Kamen Rider Black.
*Shiro Izumi (Change Pegasus) também interpretou Burai, o Dragon Ranger, em Zyuranger.
*Kazuoki Takahashi, às vezes creditado também como Hiroshi Kawai (Change Griphon), trabalhou como programador no jogo Final Fantasy VII e nos anos 90 atuou em filmes eróticos. Atualmente trabalha como gerente de produção da Microsoft Games Studio japonesa, desenvolvendo jogos para o XBox.
*O ator/dublê de Buba (Yoshinori Okamoto) também atuou como Bio Hunter Silver em Bioman, Galdan em Flashman, Oyobu em Maskman e Doutor Ashura em Liveman.
*O dublador de Change Griphon, Carlos Takeshi, também emprestou sua voz para o herói Jaspion, exibido simultaneamente. Para os que quiserem ver seu rosto, Takeshi é um dos apresentadores do canal de compras Shoptime.
*Do elenco de dublagem brasileiro de Changeman já faleceram Líbero Miguel (monstros Genium, Zoll Bass, Shadow, Hoglu, Dolar e 3ª voz da Shima), Marcos Lander (Giluke), Gastão Malta (Monstros Kigan, Zelle, Hara Ross e Gueran), Nélson Batista (motoqueiro Ken e alguns monstros), Carlos Laranjeira (algumas pontas), Renato Master (Doutor Kamasawa e monstro Shila), Ézio Ramos (Doutor Togo) e Mário Vilela (Pirata Espacial Buba e Gyodai, este falecimento foi mais recente). Ricardo Medrado (Tsurugi/Change Dragon a partir do episódio 17) tem paradeiro desconhecido, após ter tido problemas familiares e envolvimento com drogas, recentemente soube-se que ele faleceu em 2002.
*O nome "Gyodai" é comum no Japão. É possível que o personagem tenha sido batizado assim como uma brincadeira com alguém da equipe do seriado.
Sobre a redação A redação do "MUNDOTOKU" apresenta a notícia dos heróis japoneses antigos, que marcaram a infância dos adultos de hoje, e dos heróis contemporâneos. Quem edita é um herói brasileiro que assina pelo nome de "Mundotoku". Todos os textos apresentados são escritos por nosso editor, sem plágio de outros blogs ou sites.

Super Sentai

Loading...

Kamen Rider

Loading...

Ultraman

Loading...

Heróis de Metal

Loading...

Outros heróis

Loading...