Mundotoku

O QUE É UM SENTAI?
Mundotoku18:28

Inicia-se 1975 no país Nipotônico uma das mais fantáticas série de televisão: Super Sentai. (Sentai significa Super Esquadão) Durando até os dias atuais essas série encanta cada vez mais crianças, jovens e porque não aduldos do país de origem. Estas epopéias de herois sempre no seu enredo tem uma pouco de drama, palhaçada, amores impossíveis, e muita, mais muita ação, além dos infinitos efeitos especiais. A Toei Company produz uma nova série em média de 50 episodios consecutivo todos os anos, cada um com ½-hora exbinbido-os semanalmente. E enquanto as histórias, carácter e enredo mudam com cada nova série, o conceito básico sempre permanece o mesmo: a Terra está sendo ameaçada por uma força malévola e a humanidade se sente ameaçada, a única esperança seria com um time de guerreiros que atinjam super poderes por fantástica transformação. Cada time normalmente consiste de 5 personagens, à primóre, mas sendo quase sempre finalizada com seis heróis.

Um líder, um rival, um lutador forte, uma moça viva(ou um rapaz) e uma moça gentil (embora mulheres também possam ocupar outros papéis de time.) Toda série sentai merece destaque em dois princípios fundamentais: Primeiro, os esquadrões sentai estão normalmente compostos de pessoas ordinárias, mas é o espírito positivo delas que os reserva. De todos os caminhos da vida, qualquer um pode ser um herói. Segundo, embora cada guerreiro possui poderes especiais, todo o mundo é considerado igual. No fim, é trabalho em equipe é que melhora o astral do grupo. Também prevalecente nestas série a forte relação de estudante-professor, está entre os guerreiros e o seu comandante.

O Esquadrão Relâmpago Changeman (foto ao lado) é um exemplo de "Super Sentai". Ultimamente, até mesmo a série de sentai mais sérias tem uma sensação de humor e cita muitas piadas interiores, até mesmo o mais sérios mundam seus caráter. Apesar dessas séries Super Sentais não estarem sendo distribuidas pro restante do mundo (graças ao ridículo contrato que a Saban fez com a Toei Company), e nós aqui no Brasil estarmos a um bom tempo sem assistir séries inéditas(última a ser exibida aqui no Brasil forá Maskman em 99, na qual a exitinta Manchete fez uma sacanagem com os fans ao não exibi-la por completo. Na foto à direita, o "Comando Estelar Flashman", geração de "Sentai" sucessora dos Changeman.
Depois de quase vinte anos sem exibição no Brasil, os sentais ainda são muito lembrados em sites criados especialmente para eles.

A geração de sentai exibida aqui no Brasil é Power Ranger, uma versão americana do que é produzido no Japão. Antes de serem construídos cada episódio nos EUA, o Japão já tem criado e exibido por lá, e passado para os americanos fazerem ao seu estilo.
A foto à esquerda mostra a nova geração dos Power Rangers, o Esquadrão Super Patrulha Delta ou S.P.D., que será exibido aqui no Brasil em 2008.
A série tem cenas muito boas, mas, nada comparada à original do Japão.




Sobre a redação A redação do "MUNDOTOKU" apresenta a notícia dos heróis japoneses antigos, que marcaram a infância dos adultos de hoje, e dos heróis contemporâneos. Quem edita é um herói brasileiro que assina pelo nome de "Mundotoku". Todos os textos apresentados são escritos por nosso editor, sem plágio de outros blogs ou sites.