Matéria: MUNDOTOKU.
Fotos: Kyodo/Reuters.
Esta notícia, nós do Mundotoku damos aos nossos seguidores de todo o planeta com muita tristeza. Gostaríamos que tivesse acontecido na ficção, como noticiamos aqui semanalmente, mas, infelizmente foi real.
O Japão viveu uma sexta-feira de terror. Um terremoto de 8,9 na escala Richter atingiu todo o país neste dia 11/03/2011, sendo um dos maiores da história da terra do sol nascente. Às 2h46, horário de Brasília, aconteceu o tremor principal, com epicentro a 130 quilômeros de Sendai, na ilha de Honshu, com profundidade de 24,4 quilômetros. O tremor gerou tsunamis com ondas de até 10 metros que devastou parte da costa nordeste do Japão.
No distrito de Fukushima, em Minamisoma, 1,8 mil casas foram destruídas. O balanço da polícia contabilizou até o fechamento desta matéria, 384 mortos, 947 feridos e 707 desaparecidos. Em Sendai já foram encontrados 200 mortos afogados após o tsunami.
Duas mil pessoas foram retiradas das áreas próximas a usina nuclear de Fukushima e outras centrais atômicas foram fechadas, depois que o governo japonês declarou estado de emergência no lugar. O tremor paralisou os serviços no maior aeroporto de Narita, que já foi reaberto, além de paralisar os serviços do "Shinkansen", o maior trem-bala japonês, segundo a companhia ferroviária JR East.
O tremor também foi sentido em Tóquio, onde 4 milhões de casas e prédios ficaram sem energia elétrica. Problemas também no serviço telefônico, que foi cortado em boa parte do país. Segundo a imprensa japonesa, houve o rompimento de um dique em Fukushima e o volume e a força da água devastaram as construções da região.
"Salvar o país". Esta foi a fala do primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, em pronunciamento aos políticos locais. "O terremoto causou diversos danos em vastas áreas do norte do Japão", afirmou Kan. Cerca de 8 mil militares foram enviados pelo governo à região afetada.
Desde que os terremotos começaram a ser registrados no Japão, há 140 anos, este foi o maior e o sétimo pior da história. Há dois dias ocorreu um terremoto de 7,3 graus que não deixou vítimas.
Nós do MUNDOTOKU lamentamos esse triste acontecimento e estaremos olhando para o céu, pedindo a Deus que abençoe e ilumine todos os japoneses e estrangeiros que ali vivem. Nossa solidariedade a todos.
Fonte: O Estadão.