NANA, A GAROTA DO
PLANETA TEQUINOLÍQUEL
Um dos destaques nas aventuras do Esquadrão Relâmpago Changeman foi certamente Nana, a garota do planeta Tequinolíquel.
Raptada por Giluke e seu bando, Nana teve o seu planeta destruído e o seu pai morto pelo poderoso Senhor Bazoo.
A garota teve sua primeira aparição nos episódios “A garota do Planeta Tequinolíquel” e “Perdida na Terra”, quando foi enganada pelos vilões, que arranjaram um falso pai para ela, o Dr. Kamazawa.
Nana tinha uma inteligência incrível, conseguindo construir uma máquina para alimentar e dar mais força a Gyodai. Contudo, logo teve a verdade revelada por Tsurugi, que a salva de um atropelamento e dos vilões que queriam destruir a Terra.
No final, Nana vai embora, deixando seus brincos de lembrança para Tsurugi e os outros integrantes do esquadrão.
A garota reaparece em episódios posteriores porque já estava na idade de emanar a poderosa áurea energética. Em “Reencontro perigoso” e “O fim de Giluke”, a disputa entre Giluke e Ahames pela áurea energética fica acirrada e a missão dos Changeman é impedir tal fato, mas, o esquadrão não consegue.
Em uma perseguição num vale japonês, Nana emana a áurea energética, dando poderes a Ahames. Com isso, a menina também tem sua aparência física modificada. Fica mais adulta e bonita. Despede-se dos amigos Changeman e vai embora.
Mais tarde ela retorna à série nos episódios, “A garota de uniforme escolar” e “O Super Giluke”, pois, Giluke, que havia sido destruído pelo esquadrão, persiste em voltar à ativa, capturando-a. Tal feito o faz conseguir o poder da áurea energética emanada mais uma vez pela garota, transformando-o no Super Giluke.
Episódio "O Super Giluke": Nana na fase adulta.
Nana mais uma vez afasta-se do grupo, sentindo-se culpada pelo que aconteceu e só retorna nos últimos episódios, quando recebe a missão de anunciar o nascimento do filho de Gata em “A mensagem de Nana”. A garota continua com os Changeman até o final da trama, ganhando destaque no episódio “A morte de Buba”, onde participa da conversão de Shima. E ainda ajuda o esquadrão na luta contra Ahames, o Super Giluke e o Senhor Bazoo.
KILMAZA, A SEGUNDA
BRUXA PODEROSA
Com a morte da poderosa bruxa Kilza, surge sua irmã, Kilmaza, no episódio 39 intitulado de “O poderoso beijo de Myo”. O desejo de Kilmaza era destruir Jaspion, e assim vingar-se da morte de Kilza.
A também bruxa espacial também surge desejando uma fração do poder de Santa Goss. Kilmaza era uma criminosa espacial e foi responsável pela extinção de várias civilizações no Universo. A exemplo disso é citado na série o culto de adoração a Santa Goss no Planeta Zobos, colocando a população local numa onda de crimes incessantes. No Planeta Sweet ela criou uma guerra entre os lados Leste e Oeste da civilização que ali vivia.
Uma característica interessante de Kilmaza foi o seu método de realizar feitiçarias. A bruxa tocava “castanholas de prata”, mas no final também falava o famoso “Kikerá!”.
No episódio "O poderoso beijo de Myo": a chegada de Kilmaza.
Apresentando os Ninjas espaciais.