Há exatos dois anos, o mundo dos tokusatus perdeu a atriz Machiko Soga (foto), que faleceu em sua residência aos 63 anos, vítima de câncer.
COMO ACONTECEU
A polícia recebeu um telefonema de um empregado de um antiquário do qual a atriz era proprietária, avisando que ela não havia ido ao trabalho. A polícia então foi até sua casa em Kunitachi e encontrou seu corpo, que fora examinado, revelando que ela havia morrido de uma doença e não foi socorrida porque vivia sozinha em sua casa.
MACHIKO SOGA: UMA ETERNA ATRIZ
Machiko nasceu em 18 de março de 1943, em Tokyo, e iniciou sua carreira em 1960 como dubladora, que significa seiyû, em japonês, num programa infantil da NHK. Em 1964, teve sua verdadeira estréia, num programa de marionetes chamado Chirorin-mura to Kurumi no Ki (A Vila Chirorin e o Pé de Noz). Em 1965 ela ficou bem conhecida fazendo a voz do fantasminha Q-Taro, do anime Obake no Q-Taro, dos mesmos autores de Doraemon (Fujiko Fujio). Um de seus últimos papéis em dublagem tinha sido a bolinha de baseball falante, Ballboy, em Seiun Kamen Machineman.
Seu primeiro personagem foi a vilã God Iguana na série Ai no Senshi Rainbowman (1975). Ainda em 1975, interpretou a bruxa boazinha Bellbara, na série 5-Nen 3-Kumi Mahou-gumi.
A Rainha Hedrian, em Denshi Sentai Denziman, de 1980 foi um grande personagem de destaque, tendo a personagem reaproveitada na série Sentai Sunvulcan no ano seguinte.
No Brasil, dois personagens ficaram bem conhecidos, a Rainha Pandora, de Spielvan, de 1986, e a Younin Kumo Gozen (Aracnin Morgana, na dublagem brasileira), em Jiraiya , de 1988, (foto à direita).
A projeção internacional veio com a vilã Rita Repulsa de Power Rangers, versão americana de Kyoryu Sentai Zyu Ranger, em 1993, cujo nome da vilã era Rainha Bandora. Detalhe: em Zyu Ranger, Machiko cantou o tema da vilã Rainha Bandora, a Rita Repulsa da versão americana.
Em 1986, Machiko Soga deu vida à
"Rainha Pandora" da série Spielvan.
Como a Rainha Bandora de Zyu Ranger, em 1992,
série que teve cenas aproveitadas para a primeira
temporada de Power Rangers em 1993.
Participou também outros tokusatus: no episódio 03 de Battle Fever J, em Gavan no episódio 21, Sharivan, episódio 22 e no episódio 30 de Maskman. Seu último papel na TV foi a feiticeira máxima de Magitopia, Magiel, aparecendo nos episódio 48 e 49, os dois últimos de Magiranger.
Seu último trabalho foi a vilã Ankoku Ginga Joou (Rainha da Galáxia das Trevas), do jogo Uchu Keiji Tamashii (The Space Sheriff Spirits), que será lançado no dia 25 de maio, para o console PlayStation2. Além de emprestar a voz ao personagem, Machiko também cantou a música tema da vilã, Ankoku Ginga Joou no Blues.
Seu último trabalho foi a vilã Ankoku Ginga Joou (Rainha da Galáxia das Trevas), do jogo Uchu Keiji Tamashii (The Space Sheriff Spirits), que será lançado no dia 25 de maio, para o console PlayStation2. Além de emprestar a voz ao personagem, Machiko também cantou a música tema da vilã, Ankoku Ginga Joou no Blues.
Em Magiranger, seu último trabalho na TV, Machiko Soga interpretou
a feiticeira máxima de Magitopia, "Magiel".
GALERIA DE PERSONAGENS DA ATRIZ "MACHIKO SOGA"
Homenagem do MundoToku à eterna atriz MACHIKO SOGA.
Outras matérias sobre a atriz, no Menu MundoToku.