Mundotoku

DE VOLTA AO PASSADO: RECORDE OS HERÓIS DOS GRANDES ESQUADRÕES
Mundotoku22:07

Matéria: MUNDOTOKU.

Falar de Super Sentais é falar de sucesso. Além das tramas apresentadas, cada esquadrão apresentava um grupo que conquistava o público de sua época. Nesta matéria o Mundotoku relembra com você os grandes heróis dos Sentais passados, sem os uniformes de batalha. Os fãs desta geração podem conhecê-los agora.

Vamos iniciar com os grandes atores de Himitsu Sentai Goranger, de 1975, o primeiro Sentai que conquistou fãs, deixando sua marca até os nossos dias.


Tsuioshi Kaijyou (Aka), Akira Shinmei (Aoi), Daita Ooiwa (Ki),
Kenji Asuda (Mido) e Pegii Matsuyama (Momo)



Falar de sucesso é falar também de JAKQ Dengeki Tai, de 1977, o segundo esquadrão a deixar sua marca até os nossos dias.

Goru Takami (Ace), Ryou Higashi (Jack), Daichi Bundens (King),
Kareena Mizuki (Queen) e Souki Bandens (Big One).



O Esquadrão Battle Fever J, de 1979, apareceu num estilo mais elegante, porém, não deixou de lado as grandes batalhas. Foi o terceiro a aparecer na TV japonesa.


Denver Masaku (Japan), Kyosu Shidu (France), Shiro Akebo (Kenya),
 Kentu Shirai (Egypt) e Diana Martin (America)


Os atores do Denshi Sentai Denjiman, de 1980, apareceram usando um estilo bem do início da década que se iniciava.


Akagi Ippei (Red), Ohme Daigoroh (Blue), Kiyama Jun (Yellow),
Midorikawa Tatsuya (Green) e Momoi Akira (Pink).



Taiyou Sentai Sun Vulcan, de 1981, usou a elegância, semelhante ao Battle Fever J, mas, mostrou que o ano de 1981 era bem diferente de 1977. Nota-se ainda a heroína com "short curto", no mesmo estilo dos sentais anteriores.


Oowa Ryusuki (Red), Sameji Kinyashira (Blue), Hibaki Takayu (Green),
Hyohi Asaku (Yellow) e Comandante Arashiyama.




Dai Sentai Goggle V, de 1982, um dos esquadrões exibidos aqui no Brasil no final dos anos 1980, deu o primeiro sinal de que os heróis também poderiam aparecer vestindo trajes mais simples, mas a heroína continuou usando botas.

Kenichi Akama (Red), Kanpei Kuroda (Black), Saburou Aoyaman (Blue),
 Futoshi Kigima (Yellow) e Miki Momozomo (Pink).


Kagaku Sentai Dynaman, de 1983, aderiu ao padrão de seu antecessor, mas, não desperdiçou a elegância. A heróina passou a aparecer no vídeo, em algumas ocasiões, sem botas.

Dan Hokuto (Red), Ryuu Hoshikawa (Black), Yosuke Shima (Blue),
Kousaku Nangou (Yellow), Rei Tachibana (Pink) e Dr. Yumeno Kyuutarou.


Em 1984, Choudenshi Bioman mostrou que os heróis dos Super Sentais estavam mudando o gosto pelas vestimentas. Mas, a cada episódio, as roupas geralmente eram repetidas, para marcar o gosto de cada personagem. Foi o primeiro Sentai a ter duas heroínas.

Go Shirou (Red), Takasugi Shingo (Green), Ryuuta Namabara (Blue),
 Mika Koizumi (Yellow), Hikaru Katsuragi (Pink) e Peebo.


1985: O Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman) estreava na TV japonesa, primeiro utilizando os trajes dos soldados da Área de Segurança Nacional. A partir do segundo episódio, mostraram elegância até na maneira como investigavam os estranhos acontecimentos daquele ano. As duas heroínas usavam botas, mas, no decorrer da trama, trocaram-nas por sapatos. As roupas também mudaram no decorrer das aventuras dos guerreiros Changeman.


Ozora(Pegasus), Saiaka (Mermeid), Tsurugi(Dragon), Haiate (Griphon)
e Mai (Phoenix).


O Comando Estelar Flashman (Choushinsei Flashman), de 1986, estreou na TV japonesa usando roupas do espaço. Afinal, as cinco crianças raptadas por caçadores espaciais foram criadas no planeta Flash, que tinha costumes diferentes dos nossos. Só no decorrer da trama as roupas mudaram, provando que o grupo já havia se adaptado aos costumes terrenos.


Jin/Din (Red), Dai/Dan (Green), Bun/Go (Blue),
Sara (Yellow) e Lu (Pink).


Defensores da Luz Maskman (Hikari Sentai Maskman), de 1987, estreou na TV japonesa falando sobre o "Poder Aura" ou "Aura Power" como cantava o Hironobu Kageyama no tema de abertura da série. As roupas usadas pelo elenco mostrou o novo estilo de se vestir, que havia começado em Changeman.


Takkeo/Takeru (Red), Kenta (Black), Akira (Blue), Sayaka/Haruka (Yellow),
Keiko/Momoko (Pink) e Chefe Sanjuurou Sugata.




Mundotoku

SAMURAI SENTAI SHINKENGER
Mundotoku18:17

Matéria: Mundotoku.
Imagens: supersentai.com e tv-asahi.co.jp.




Samurai Sentai Shinkenger ou Esquadrão Samurai Shinkenger é a 33ª série do gênero Super Sentai e foi exibida no Japão de 15 de fevereiro de 2009 a 07 de fevereiro de 2010 pela TV Asahi no programa Super Hero Time junto com Kamen Rider Decade.



A HISTÓRIA

Há 500 anos atrás aconteceu uma grande batalha no Japão contra demônios samurais denominados Ghedoushu. Cinco entre um lorde e quatro servos forma escolhidos para se transformarem em Samurai Sentai Shinkenger, utilizando um estilo de luta conhecido como Mojikara. Assim, prenderam e selaram os vilões no antigo Rio Sanzou, porém, este selo quebrou e Takeru Shiba, o 18º descendente do Clã Shiba, a família que lutou contra os Gedoushu no passado, convoca quatro vassalos descentes de outras famílias que serviram a sua no passado para lutarem contra os terríveis inimigos. Takeru junta-se a Ryuunosuke, Mako, Kotoha e Chiaki para impedir que estes vilões amaldiçoem e conquistem a Terra.



SHINKENGER: O GRUPO


Takeru Shiba/Shinken Red foi interpretado pelo ator Tori Matsuzaka. O líder do grupo é o 18º descendente do Clã Shiba, e foi destinado a proteger o mundo com sua força. Ele manipula o kanji do fogo. É sangue frio, corajoso e notavelmente o mais forte do esquadrão, salvando os seus amigos em algumas batalhas.

O ator Hiroki Aiba interpretou o Ryuunosuke Ikenami/Shinken Blue, o samurai que manipula o kanji da água, e que vem de uma família serva dos Shiba desde o começo de tudo. É o segundo mais forte do grupo, porém, um pouco atrapalhado, metendo-se em confusões constantemente.

Chiaki Tani/Shinken Green foi interpretado pelo ator Shogo Suzuki. Chiaki é indisciplinado e rebelde, e não aceita o fato de servir a um lorde. Constantemente entra em atrito com os companheiros do esquadrão por ter um caráter imaturo. Mesmo assim, o rapaz é o honesto e alegre, e nunca nega ajuda a quem quer que seja.

Kotoha Hanori/Shinken Yellow foi interpretada pela atriz Suzuka Morita. Kotoha manipula o kanji da terra e trabalhava como artesã de bambus, quando sua irmã adoeceu e ela teve que assumir o seu lugar. É humilde, frágil, tímida e obstinada, esforçando-se sempre para ser uma verdadeira samurai.

A atriz Rin Takanashi foi a intérprete de Mako Shiraishi/Shinken Pink. Ela manipula o kanji do céu. É bonita, madura e tem jeito com crianças. É considerada a “mãe” do grupo por aconselhar e procurar sempre ajudar os outros integrantes do esquadrão. Sabe cuidar de todos os afazeres domésticos, mas não deseja arrumar um marido. Isso tornou uma frustração em sua vida.

Amigo de infância de Takeru, Genta Umemori/Shinken Gold fugiu para procurar o seu pai, que havia sumido há algum tempo. Genta recebeu de Takeru o Ikadisk para ajudá-lo a tornar-se um samurai. No meio da trama ele retorna como um guerreiro dourado e passa fazer parte dos Shinkengers. É o oposto de Takeru, sendo escandaloso e brincalhão.


OS VILÕES: GEDOUSHU

São seres de um mundo paralelo localizado entre este e o mundo dos mortos. Um grupo de soldados Nanashi, soldados Ayakashi e três excecutivos. Seu objetivo é comandar este mundo e intenrromper a paz da humanidade.


Doukoku, o líder.


Dayu.


Akumaro.


Juuzo Fuwa, o misterioso Gedoushu.



Soldados Nanashi.



Sakamata.



Susukodama.



Shitari.


ROBÔS GIGANTES: GATAI SANJOU!

Origamis formavam robôs gigantes em Shinkenger. E como em todas as séries sentais da nova geração, Shinkenger possuia vários, de acordo com as combinações. Mostraremos alguns deles.













Samurai Sentai Shinkenger foi o primeiro esquadrão a ter um encontro com um Kamen Rider, o chamado "Crossover". Foi uma inovação tanto no mundo dos Riders como no mundo dos Sentais.
Uma outra novidade apresentada por Shinkenger foi apresentar a primeira heroína vermelha, líder em alguns episódios.







Samurai Sentai Shinkenger deixou sua marca na TV japonesa como sendo um dos melhores sentais da década.


Mundotoku

RAPIDINHAS DO "MUNDOTOKU"
Mundotoku09:20

Matéria: MUNDOTOKU.

SAMURAI SENTAI SHINKENGER EM ATO ESPECIAL

Mesmo com o último episódio exibido na TV japonesa no início de fevereiro, Samurai Sentai Shinkenger, um dos sentais mais bem sucedidos da década ganhará um especial em DVD.
A Toei anunciou que no dia 21 de junho lançará o “Ato Especial” inédito do esquadrão em DVD e Blu-Ray, intitulado de Kaettekita Samurai Sentai Shinkenger: Tokubetsu Maku. Em português significa “O Retorno do Esquadrão Samurai Shinkenger: Ato Especial”. Vamos aguardar.

 Ato Especial: Shinkenger está de volta.

 
CAVALEIRO DRAGÃO E CAPAS DOS NOVOS VOLUMES EM DVD

Depois do lançamento dos três primeiros volumes, dia 17 de março sai os volumes 04 e 05 de Kamen Rider – O Cavaleiro Dragão em DVD, chegando enfim ao episódio 19. Falta pouco para alcançar os episódios exibidos pela Globo. No próximo lançamento isso acontecerá.


Novos volumes em DVD: Kamen Rider - O Cavaleiro Dragão vem com tudo,
chegando ao episódio 19.
 
ATOR DE TOKUSATSU EM “LOST”

Hiroyuki Sanada, o Capitão Hayase da série japonesa Bioman, está no elenco da sexta temporada de Lost.
Sanada participou de vários filmes exibidos aqui no Brasil, dentre eles: O Último Samurai, O Chamado e A Hora do Rush 3.


Perdido: Hiroyuki Sanada está no
 elenco de  "Lost".




 


Mundotoku

JASPION E CHANGEMAN: 25 ANOS - PARTE II
Mundotoku20:18



Matéria: MUNDOTOKU.




OS GRANDES VILÕES


Não foi do nada que o sucesso dos vilões dos Changeman e do Jaspion surgiu. Desde que apareceram na TV japonesa eles contagiaram as crianças da época. Três anos mais tarde chegaram aqui no Brasil e até hoje inquietam os fãs. Mesmo sendo “os vilões”, eles conquistaram o público brasileiro.

Em Changeman, o Comandante Giluke foi o primeiro a aparecer com seus assistentes, Buba, Chima, Gata, Gyodai, os Soldados Hidler e os monstros vindos do universo. Cada um vindo de um planeta diferente. Vale salientar que a palavra “estrela”, utilizada por todos aqueles que vêm do Universo, é usada como sinônimo de planeta. Nesta matéria vamos de falar de quatro vilões queridinhos do público: o Rei Bazoo, o Comandante Giluke, Satan Goss e MacGaren.


EM CHANGEMAN: O REI BAZOO E
O COMANDANTE GILUKE

O líder da estrela Gozma é o poderoso Rei Bazoo (foto), que na verdade é um holograma de sua estrela, fato que só é descoberto no último episódio da série. O poderoso vilão viajou pelo Universo engolindo corpos vitais, isto é, os planetas que conquistava. Os Changeman só conheceram de fato o Rei Bazoo no último episódio.

Originário da estrela Giraz, o Comandante Giluke passou a trabalhar para o Rei Bazoo em troca da reconstrução de seu planeta, que havia sido destruído pelo vilão. Giluke só mostrou sua face aos Changeman no episódio “A Revanche de Giluke”. Foi derrotado pelos Changeman no episódio “O Fim de Giluke”. Reapareceu na série como fantasma, mas ressuscitou com áurea energética de Nana, a menina do planeta Tequinolíquel, tornando-se o Super Giluke, no episódio “O Super Giluke”. No penúltimo episódio, intitulado de “A batalha final”, o Super Giluke transforma-se em Monstros Espacial Giraz.





Giluke e Change Dragon em batalha.





EM JASPION: SATAN GOSS E MACGAREN

Santa Goss (foto) nasceu a parti da união de todas as energias negativas do Universo. Sua pretensão era conquistar o Universo inteiro e criar na Terra o Império dos Monstros. No final da série, Satan Goss sofreu uma metamorfose, transformando-se no Poderoso Satan Goss, ganhando uma aparência de demônio gigantesco.

MacGaren, o filho de Satan Goss, utiliza uma armadura negra semelhante à de Jaspion. Pilota um planador aéreo com aparência de besouros . É derrotado por Jaspion no episódio 29, intitulado de “A morte de MacGaren”, mas é ressuscitado pela magia da Bruxa Kilza, que o torna ainda mais poderoso. No penúltimo episódio de Jaspion trava a última batalha com Jaspion e é derrotado para sempre.



MacGaren, o poderoso filho de Satan Goss.



Batalha entre Jaspion e MacGaren.