Mundotoku

2008 É O ANO DE KAMEN RIDER KIVA NO JAPÃO
Mundotoku23:26

Título original: Kamen Rider Kiva.
Estréia no Japão: 27/01/08.
Exibição: TV Asahi.
Criação: Shôtaro Yshinomori.

Depois do sucesso de Kuuga, Agito, Faizu, Ryuki, Kabuto e De-On, Kamen Rider Kiva estréia no Japão em grande estilo.
Estranhas criaturas noturnas dão poder a um novo motoqueiro mascarado. Wataru Kurenai (Kouji Seto) é um rapaz fechado, que tem idéias esquisitas sobre si. Um exemplo disso é ter alergia do mundo.
Diferente de seu antecessor Kamen Rider De-On, Kiva não tem muito humor. A única coisa herdada de seu antecessor foi a história se passar em tempos diferentes: 1986 e 2008. Para saber mais detalhes, só mesmo assistindo Kamen Rider Kiva, que estreou no dia 27/01/08, e está sendo exibido pela TV Asahi de Tokyo. A série ficará no ar até janeiro de 2009, semanalmente. Em breve os DVDs da série chegarão por aqui.





Kouji Seto, o protagonista de Kamen Rider Kiva.




Wataru Kurenai (Kouji Seto). Bastidores de gravação de Kamen Rider Kiva.

Mundotoku

RESULTADO DA ENQUETE SOBRE A MELHOR VERSÃO DE ABARANGER
Mundotoku22:56

A matéria do dia 21 mostrou que o tokusatu Abaranger teve uma versão americana: Power Rangers - Dino Trovão. Esta foi adaptada nos Estados Unidos com um enredo diferente, trazendo de volta um personagem antigo dos Power Rangers, o Tomy Oliver. Em Abaranger, a trama se desenvolve de outra maneira. Esta enquete não foi bem votada, pois, muitos fãs de tokusatus ainda não assistiram Abaranger, porém, viram Power Rangers - Dino Trovão. O resultado você confere agora:



Qual a melhor versão do tokusatu Abaranger?


Bakuryu Sentai Abaranger................................33%
Power Rangers Dino Trovão.............................66%

Obrigado pela sua participação! Continue respondendo as nossas enquetes. Dúvidas e sugestões, escreva para o nosso endereço eletrônico: mundotoku@pop.com.br

Mundotoku

BAKURYU SENTAI ABARANGER
Mundotoku12:13

Título original: Bakuryu Sentai Abaranger.
Título traduzido: Esquadrão dos Dinossauros Explosivos Abaranger.
Produção e exibição no Japão: Toei Company, 2003.


Bakuryu Sentai Abaranger é o 27º sentai produzido para a TV e teve 50 episódios mais um especial para o cinema, intitulado de Abaranger Deluxe. Também teve os especiais para a TV, Abaranger vs Hurricanger e Dekarangers vs Abaranger.
Sua história se baseia em dinossauros e começa com apenas três integrantes: o Aba Red, Aba Blue e a Aba Yellow. O quarto guerreiro é um alienígena.
Uma novidade em Abaranger é a volta da um dos integrantes do sexo feminino vestindo a cor amarela. A última vez em que um sentai apresentou uma mulher com amarelo foi em 1997.

Abarangers: cena dos primeiros capítulos da série.



A História

Há 65 milhões de anos atrás, a Terra era habitada por dinossauros, que foram extintos com a colisão de um asteróide com o nosso planeta. Este produziu anomalias magnéticas que acabaram dividindo a Terra em duas esferas. Uma delas passou a se chamar de Dino Terra.
Escondido no meteorito havia um misterioso micróbio alienígena, que foi parar no Dino Terra, passando a desenvolver-se e originando a praga Evorian. Com o objetivo de dominar a Terra, Evorian, sob o comando da deusa e mãe do império, Dezumozorya, parte para o nosso planeta. Para deter os Evorians, Aska também viaja à Terra, mas, os dinossauros explosivos que ele traz consigo acabam perdendo-se no caminho.
Num inverno de Tókio, a invasão dos dinossauros explosivos, capturados por Evorian no Dino Terra, começa e o alvo principal são os humanos. Para combate-los, Aska, que já tinha chegado ao planeta, inicia um combate, convocando três humanos para se tornarem Abarangers. São eles: Ryouga, Yukito e Ranru. Ao passar o poder para os jovens capacitados para tal missão, Aska se transforma em Aba Black e as aventuras do Esquadrão dos Dinossauros Explosivos Abaranger começa. Durante a trama, surge um outro guerreiro, que inicialmente é um inimigo, chamado Aba Killer.




Bakuryu Sentai Abaranger: O Grupo


*Aba Red/Ryouga Hakua é um rapaz otimista e bastante amigável. Nunca perdeu a esperança, mesmo nas situações difíceis que a vida lhe apresentou. Trabalha como intérprete.



Ryouga Hakua (Kõichirõ Nishi) é o Aba Red.


*Aba Blue /Yukito Sanjyou é uma das pessoas mais puras do grupo, mesmo aparentando ser extremamente fechado e frio. Pratica serviços voluntários como terapeuta.




Yukito Sanjyou (Shõ Tomita) é o Aba Blue.


*Aba Yellow/Ranru Itsuki é uma moça que chama a atenção de todos por passa com um grande carisma. Detesta crenças infundadas.



Ranru Itsuki (Aiko Itõ) é a Aba Yellow.



*Aba Black/Asuka possui um misterioso passado, que também é triste. É muito sincero e também emotivo. Esconde um grande segredo.




Asuka (Kaoru Abe) é o Aba Black.



*Aba Killer/Mikoto Nagaday, médico formado nos Estados Unidos. É auto-destrutivo e aparece na trama no capítulo 17 da série, como um inimigo. Depois de um certo período ele se transforma num grande aliado dos outros Abarangers.

Mikoto Nagaday (Kõtarõ Tanka)
Elenco de Abarangers.


A Versão Americana

Abaranger foi adaptado nos Estados Unidos para uma das temporadas de Power Rangers em 2003. A trama principal foi modificada, pois, na versão americana houve o retorno de Tomy, o primeiro Ranger Verde, que apareceu como um Professor de Paleontologia no Colégio da Costa dos Arrecifes. Além de comemorarem os 500 episódios de Power Rangers. Lá a série foi intitulada de Power Rangers – Dino Trovão e fez sucesso. Tanto que a versão japonesa, os Abarangers, fez uma participação especial no capítulo 18, onde os Power Rangers descobriram, através de um canal a cabo, que havia uma versão deles no Japão. Na verdade, Power Rangers ganhou o reconhecimento da Toei Company pela produção americana que chegou a ser uma estrela de primeira grandeza no gênero, que até o início dos anos 90 só existia no Japão.



Elenco da versão americana Power Rangers - Dino Trovão.



Cena da versão americana. O elenco de Power Rangers - Dino Trovão

assistindo a versão japonesa: Abaranger.

Galeria Abaranger

Cenas dos bastidores de Abaranger.

Cena de batalha: comando de voz dado pelo Aba Black.


Aba Killer em ação.

Aba Killer: bastidores da gravação de Abaranger.


Cena de batalha: Abarangers em ação.


Os inimigos dos Abarangers.

Aba Black em ação. Bastidores da gravação.

Abarangers e o canhão: bastidores de gravação.

Mundotoku

RESULTADO DA ENQUETE: NOME DA NAMORADA DE "TAKEU" EM MASKAMAN
Mundotoku11:06

Esta enquete teve início na quarta-feira, 20/02/08 e chegou ao fim hoje, 23/02/08. O resultado você confere abaixo:


Como se chamava a namorada
de Takeu em Maskman?


Igan.....................0%
Pandora..............0%
Myho..............100%
Ahames..............0%
Zeba...................0%
Acertaram as pessoas que votaram na terceira opção: Myho. A bela princesa, que havia sido enviada à superfície da Terra como espiã, acabou se apaixonando pelo jovem piloto Takeu (foto), traindo o Imperador Zeba. Por isso, foi congelada e apenas no final da trama encontrou-se novamente com o seu amado Takeu. Na foto acima, o casal Takeu e Myho (Princesa Ian).

Mundotoku

ESQUADRÃO DE INVESTIGAÇÃO DEKARANGER
Mundotoku22:55


Título original: Tokusou Sentai Dekaranger.
Título traduzido: Esquadrão de Investigação Dekaranger.
Produção: Toei Company, 2004.
Exibição no Japão: 2004-2005.



É o 28º seriado do gênero sentai. Produzido em 2004 pela Toei Company e exibida pela TV Asahi, Dekaranger teve 50 episódios para a TV, além de dois especiais para o cinema. Agradou a muitos fãs do gênero, pois, trouxe os antigos conceitos de tokusatus, como por exemplo, robôs montados por maquetes em vez de computação gráfica. Uma outra novidade foi as batalhas continuarem entre os heróis e os vilões, logo após as batalhas com os robôs. Dekaranger tem início com os cinco heróis, que já vão se encontrando nos dois primeiros capítulos, contrário a outros recentes sentais, que começam com três e, no meio da trama, vão aparecendo os outros companheiros.
Psychic Lover comandou grande parte da trilha sonora de Dekaranger, como o tema de abertura Tokusou Sentai Dekaranger. A trilha sonora teve ainda a participação do Isao Sasaki, um grande cantor dos temas de tokusatus, e que fez uma participação especial em Jaspion como o Professor Nambara.


A História

S.P.D - Special Police Dekaranger é uma força-tarefa especial que realiza investigações pelo universo e prende qualquer alienígena que pretenda praticar crimes na Terra.
A divisão terrestre de S.P.D. é liderada por Doggy Krugger que, por sua vez, conta com a ajuda de quatro policiais Sen, Hoji, Umeko e Jasmine. Ban, o Deka Red, chega logo em seguida à Terra para completar o quinteto.
Existem muitos outros oficiais pelo universo que possuem a mesma capacidade de transformação. Para completar o time, Doggy converte-se em Deka Máster, um sexto guerreiro cheio de poderes especiais. Surge ainda o ofiicial Tetsu Inada (Deka Break) e Swan (Deka Swan).
Os grandes inimigos da história são os Alienizers, criminosos intergalácticos que tentam a qualquer custo praticar delitos dentro da Terra.
A batalha entre o bem e o mal nunca esteve tão perto da mira da polícia. Cinco guerreiros aliados a um super arsenal formal o novo time de policiais que protegerá o planeta contra a invasão de bandidos do universo.






O Esquadrão de Investigação Dekaranger



Ban Azaka/ Deka Red – Tem 22 anos de idade. É um jovem agente do S.P.D. extremamente afoito na solução de suas missões.


Ban (Ryuuji Sainei) - Deka Red.




Houjii Tomasu /Deka Blue – Sua habilidade especial são computadores e máquinas. Vive em confrontando Ban. Tem 21 anos.



Houjii Tomasu (Tsuyoshi Hayashi) - Deka Blue.




Senichi Enari (ou Sem)/Deka Green – Tem 19 anos de idade. Com um comportamento infantil e egocêntrico, é extremamente divertido, decidido e resistente a mudanças.



Senichi Enari (Yousuke Itou) - Deka Green.



Jasmine Reimon /Deka Yellow – Possui grande talento e determinação no cumprimento de suas missões. É uma das mais sérias Dekarangers.



Jasmine Reimon (Ayumi Kinoshita) - Deka Yellow.




Umeko Kodou /Deka Pink – É doce e graciosa. Tem 20 anos de idade.



Umeko Kudou (Mika Kikuchi) - Deka Pink.



Tetsudou Aira (Tetsu)/Deka Break – Ficou órfão os 05 anos de idade por um Alienizer que fugia da polícia. Foi treinado desde criança para ser um agente do S.P.D. Aparece na trama em capítulos posteriores.



Tetsudou Aira (Tomokazu Yoshida) - Deka Break.




Os Inimigos
Alienizers são criminosos espaciais inimigos dos Dekarangers.
Não existe um grupo formado, mas, sim, chefes que surgem em vários pontos da trama.
Agente Aburera foi o primeiro dos criminosos a surgir. Possui
asas de morcego e, aparentemente, é o mais poderoso dos vilões, sendo o último a combater os Dekarangers.
Batsuróides são os líderes do exército de Aranóides, podendo fazer com que os mesmos surjam simplesmente arremessando uma espécie de granada. Aparece em vários momentos da série.
Aranóides são os famosos soldados do exercito de Alienizers que passam a maior parte do tempo dando trabalho aos Dekarangers.



A Versão Americana


Nos Estados Unidos, Dekaranger S.P.D. chegou como Power Rangers S.P.D., fazendo um grande sucesso com o público americano. A adaptação foi feita em 2005, com um elenco americano, é claro.


Elenco de Power Rangers S.P.D, a versão americana da
produção japonesa Dekaranger S.P.D. Bastidores de gravação.




GALERIA DO S.P.D.

Coletiva de imprensa no Japão para o lançamento de Dekaranger.

Cena da transformação do elenco.

Tokusou Sentai Dekaranger S.P.D. Bastidores da gravação de uma cena de batalha.

Cena de gravação com a "bazuca".

Cena de gravação da montagem do robô.

Elenco japonês. Bastidores da gravação.


Tokusou Sentai Dekaranger.





Mundotoku

RÁDIO BLAST! NO MUNDOTOKU
Mundotoku11:32

A melhor rádio com conteúdo sobre tokusatus e animes no Brasil, agora está no MundoToku. Ouça uma programação diversificada com conteúdo sobre tokusatus e animes.





O blog para quem é amante de tokusatus.

Mundotoku

RESULTADO DA ENQUETE SOBRE O METAL HEROES QUE TEVE AS MELHORES BATALHAS
Mundotoku18:12

Mais uma vez Jaspion foi o vencedor de nossas enquetes. Esta última foi encerrada no dia 16 de fevereiro. Confira:


Qual dos Metal Heroes teve as melhores batalhas?
Jaspion...............................100%
Spelvan................................. 0%

Jaspion, o vencedor da enquete.

E como prometido, tem mais Maskman pra você.

É logo abaixo!

Mundotoku

DEFENSORES DA LUZ MASKMAN
Mundotoku14:46


Título original: Hikari Sentai Maskman.
Título no Brasil: Defensores da Luz Maskman.
Produção e exibição no Japão: TV Asahi - 1987.


Produzido em 1987, Maskman foi o 11º sentai a ser criado e exibido no Japão e o 3º a ser exibido no Brasil. Fez um grande sucesso na terra do sol nascente, e também no ocidente. Aqui no país do samba e do futebol ele foi exibido em 1991 pela saudosa TV Manchete.

Maskman trouxe novidades. Depois de Flashman, que trouxe dois robôs gigantes, Maskman, além de apresentar também dois robôs, mostrou duas bazucas: a Bomba Projétil e o Jato Canhão, além da participação do Maskman X-1, um protótipo da série que deu a sua contribuição no capítulo 39 da trama.



Os Defensores da Luz Maskman
e a Bomba Projétil.




A História

O estudioso dos poderes da mente, Sanjurou Sugata, descobre a existência do Império Subterrâneo Tube, uma força malígna que quer dominar a Terra e transformá-la em um planeta frio e sombrio. Diante dessa ameaça, Sugata reúne cinco jovens especializados em um estilo de artes marciais, para combater Tube. Começa, então, a missão dos Defensores da Luz Maskman com a seguinte chamada: Uma misteriosa e inexplicável força se esconde por trás do nosso corpo. Quanto mais treinarmos o nosso corpo essa força infinita se manifestará.




Sanjurou Sugata (Hayato Tani) - Líder dos
Defensores da Luz Maskman.



OS DEFENSORES DA LUZ

O líder do grupo e piloto de corridas, Takeo (Takeru no original)/Red Mask, tem 23 anos de idade e é um especialista em karatê. A Espada Mask e o Avião Mask são a sua arma e veículo especiais.


Takeu (Takeru no original), interpretado
pelo ator Ryosuke Umizu.



O vice-líder da equipe é Kenta/Black Mask. Tem 21 anos de idade e seu estilo de luta é o Nippon Kempo. É armado com a Barra Mask e seu veículo é a Broca Mask.



Kenta (Koichi Kusakari)


Armado com a Mask Tonfa e com o veículo Tanque Mask, Akira/Blue Mask é o caçula do grupo. Tem 16 anos de idade.

Akira (Kazuhiko Hiroda)


Criada em uma família de ninjas, Sayaka (Haruka no original)/Yellow Mask tem 19 anos de idade e tem como arma especial o Rotor Mask e o veículo Jato Mask.


Sayaka (Haruka no original), interpretada
pela atriz Yuki Nakata.




Especialista em Tai Chi Chuan, Keiko (Momoko no original)/Pink Mask tem 19 anos de idade. Sua arma especial é o Mask Ribbon e o veículo é o Helicóptero Mask.

Keiko (Momoko no original), interpretada
pela atriz Kanako Maeda.



CURIOSIDADES


*Maskman foi a primeira série Super Sentai a ter um robô composto de 5 partes e uma segunda bazuca. Além disso, também foi a primeira série a apresentar um sexto membro, o Mask X-1, apesar de aparecer apenas no episódio 39. Era o visual não-aprovado do red mask.

"Jato-canhão", a segunda bazuca dos Defensores da Luz.
*A atriz Kanako Maeda (Momoko/Pink Mask) aparece nos episódios 23 e 24 de Jetman interpretando Kanta.


*O ator Kazuhiko Hiroda (Akira/Blue Mask) participava da série Jiraya - O Incrível Ninja, interpretando o ninja Spyker, quando fora convidado para participar de Maskman. O ator, que apenas fazia participações especiais em Jiraya, aceitou logo o convite para fazer o Akira, um dos protagonistas de Maskman.


*Na dublagem brasileira da série Takeo/Red Mask teve seu nome modificado para Takeo Haruka/Yellow Mask, Sayaka, e Momoko/Pink Mask, Keiko.


*Na França, país aonde fez grande sucesso, Maskman foi chamado de Bioman 2, em uma jogada semelhante feita no Brasil aonde Spielvan foi chamado de Jaspion 2.


*Além disso alguns personagens tiveram seu nome modificado na dublagem francesa. Takeo virou Michael, Kenta virou Kent, Akira virou Allan, Haruka virou Héléne e Momoko, Barbara. Os outros personagens tiveram seus nomes originais conservados.


*Na versão filipina da série também houve mudanças de nomes em vários personagens, desta vez para nomes filipinos. Takeo virou Michael Joe, Kenta virou Leonard, Akira virou Adrian, Haruka virou Eloisa e Momoko virou Mary Rose. Além disso o Chefe Sanjuurou Sugata teve seu nome modificado para Diretor Samuel Sugata.


*Walter Breda (voz de Barrabás) podia ser visto na novela da Rede Globo, América, onde interpretava o policial reformado Seu Gomes. Depois ele passou para a novela Cobras e Lagartos onde viveu o também ex-policial Seu Tufi, e agora está na novela Maria Esperança, onde vive o pinguço Ramiro, pai de Maria (Bárbara Paz).


*Do elenco brasileiro de dublagem de Maskman, já faleceram Carlos Laranjeira (Kenta/Black Mask) e Ézio Ramos (engenheiro Akaike).


*Após a série, a atriz Mina Assami (Igan) entrou para o cinema pornô.


*Na série cada heroi fazia um gesto motor para desperta o seu poder aurico, estes gestos eram simbolizados pelos Kujin-in, que é um métodos de meditação oriental, que tem como finalidade uma representação filosofica de despertar energias positivas e invocar habilidades e forças de seus praticantes como uma forma da energia ser canalizada, cada personagem tinha uma simbologia com os seus gestos:Takeo/Red Mask o seu gestor motor era simbolizado pelo Zai, o controle dos elementos da natureza, Kenta/Black Mask era o Jin,que representava a advinhação de pensamentos ou intenção dos outros, Akira/Blue Mask era o Retsu, que representava o dominio do tempo e do espaço, Sayaka-Haruka/Yellow Mask era o Sha que represenatva a cura de si mesmo e Keiko-Momoko/Pink Mask fazia o gesto da Toh, que representava a Harmonia com o universo.


*Vestimentas tem alguns detalhes muito parecidos com as vestimentas da maçonaria.


*A pirâmide feita com a mão por um deles também é um sinal usado entre os integrantes da maçonaria.





Cena dos bastidores de Maskman - 1987.