Mundotoku

ESQUADRÃO RELÂMPAGO CHANGEMAN
Mundotoku10:03

Por: MUNDOTOKU.

Há 30 anos surgia no Japão cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra, banhados pela Força Terrestre. Cada um deles adquiriu os poderes de um animal lendário e foram chamados de Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman, no original).

Com um vasto arsenal para a época, o esquadrão era formado pelo Tsurugi Hiryu/Change Dragon, Shou Haiate/Change Griphon, Youma Ozora/Change Pégasus, Sayaka Nagisa/Change Mermeid e Mai Tsubasa/Change Phoenix. 


Ozora, Sayaka, Tsurugi, Haiate e Mai.
A estreia oficial aconteceu na televisão japonesa Asahi, no dia 02 de fevereiro de 1985. Foi uma produção da Toei Company que chegou ao Brasil pela Everest Vídeo, chamada mais tarde de Tikara Filmes. A primeira exibição aconteceu no ano de 1987, na extinta Rede Manchete.

VILÕES

Os Changeman lutaram contra o exército de Gozma, que haviam destruído vários planetas sob o comando do poderoso Sr. Bazoo. A cada episódio, o Comandante Giluke e seus assistentes, Buba e Shima, acionavam os soldados Hidler e os monstros espaciais para destruírem o planeta Terra.


Sr. Bazoo, na imagem maior, Ahames, Buba, o Comandantes Giluke,
Shima, os soldados Hidler e Gyodai.

ARMAS E VEÍCULOS

Durante as batalhas contra o Império Gozma, os Changeman usaram uma tecnologia avançada para a época: o Change Proteck, a Change Espada, o Change Escudo, a pistola Change Fogo e a Power Bazooka. Além disso, quando todos os monstros se tornavam gigantes, a equipe acionava o Change Robô, que era formado apenas pela combinação entre o Jet Changer 1, Heli Changer 2 e o Land Changer 3, que chegavam na fortaleza, Base Shuttle.


A Power Bazooka nas mãos dos Changeman, a fortaleza
Base Shuttle, os veículos e o Change Robô.

SARGENTO IBUKE E NANA

Dois personagens marcantes na série foram o Sargento Ibuke e Nana. O primeiro apresentou-se no primeiro episódio de Changeman como um homem duro, mas, que ao longo da série foi mostrando o seu lado mais humano, tornando-se um verdadeiro líder. O fato que surpreendeu os Changeman e os telespectadores foi a revelação feita por ele nos últimos episódios da trama: o Sargento Ibuke era um ser espacial, chamado de Yui Ibuke.


Nana, a garota do Planeta Tequinolíqueo, hemanou a "áurea energética" duas vezes. Na primeira vez, Ahames foi banhada pelo poder e se tornou um mulher poderosa. Na segunda vez, a áurea energética banhou Giluke, que estava morto e voltou à vida, tornando-se o Super Giluke.
Nana se tornou uma aliada do Esquadrão Relâmpago Changeman e deu uma grande ajuda ao grupo na destruição do Império Gozma.


Sargento Ibuke e Nana.

Sobre a redação A redação do "MUNDOTOKU" apresenta a notícia dos heróis japoneses antigos, que marcaram a infância dos adultos de hoje, e dos heróis contemporâneos. Quem edita é um herói brasileiro que assina pelo nome de "Mundotoku". Todos os textos apresentados são escritos por nosso editor, sem plágio de outros blogs ou sites.